Odemira “dá voz à diversidade cultural” com programa de “imersão” ao longo de Setembro

Pedro Abrunhosa, acompanhado pelo cante alentejano dos Camponeses de Pias, será um dos pontos altos desta “imersão cultural”

Pedro Abrunhosa e os Camponeses de Pias

Espetáculos musicais, exposições, performances e cinema são alguns dos destaques do programa “Setembro, uma imersão cultural”, promovido pelo município de Odemira, no distrito de Beja, que tem como objetivo “dar voz à diversidade cultural”, foi hoje divulgado.

As atividades arrancam no primeiro fim de semana de setembro com o Encontro Artístico e Comunitário das Antigas Profissões de Portugal e do Mundo e o 5.º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, promovido pela Banda Filarmónica de Odemira, revelou a autarquia.

Estão também previstos “espetáculos musicais e de teatro de rua”, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, que regressa a Odemira, na primeira quinzena de setembro, “com a arte do mediterrânico e do mundo lusófono”, adiantou.

A iniciativa, que visa “proporcionar diferentes manifestações culturais ao público”, inclui ainda o 23.º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago (05) com um programa cultural que irá oferecer várias atividades a toda a população do concelho.

Segundo o município, entre 7 e 9 de Setembro, presta-se homenagem à Padroeira de Odemira Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas.

 

 

Já no Dia do Município, que se assinala em 8 de Setembro, está prevista uma sessão solene, na qual serão distinguidas várias individualidades, seguindo-se a inauguração da exposição “Diálogos com a Coleção”, uma missa solene, procissão e um concerto com Pedro Abrunhosa, acompanhado pelo cante alentejano dos Camponeses de Pias.

Destaque ainda para os espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal” (14, 21 e 28), a inauguração do 8.º Simpósio Internacional de Escultura de Odemira (03), na Biblioteca Municipal de Odemira, e a inauguração da Exposição Coletiva da Sopa de Artistas (17), na Igreja da Misericórdia, em Odemira.

Segundo a entidade promotora, na noite de dia 23, pelas 22h00, é a vez do cantor Jorge Palma subir ao palco do Parque de Feiras e Exposições, em São Teotónio.

O programa da iniciativa “Setembro, uma imersão cultural” integra ainda o Festival TassJazz, que se realiza, entre os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro, no Jardim do Mercado, em São Luís.

Estas iniciativas, a par de espetáculos musicais e de dança, teatro, exposições, ‘workshops’ e dos filmes agendados para o Cineteatro Camacho Costa, nos dias 15, 22 e 30 de Setembro, completam o programa cultural.

Clique aqui para ver o programa completo (PDF)

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub