Mais de 100 mil pessoas passaram pelo Festival Músicas do Mundo em Sines

Para o ano, há aspetos a melhorar, assume o autarca

A 23.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo terminou no dia 29 de julho com um total de mais de 100 mil espectadores estimados, anunciou a Câmara Municipal daquela cidade do litoral alentejano.

Esta grande afluência de público é, para o presidente da Câmara Nuno Mascarenhas, uma das principais razões que fazem com que o balanço da edição deste ano seja “extremamente positivo”.

“Quer nos três dias em Porto Covo, quer os cinco dias em Sines, tivemos muita afluência de público. Foi a edição do Festival Músicas do Mundo com mais espectadores. A bilheteira para sábado esgotou ainda na sexta-feira, o que não é habitual e diz bem da aceitação por parte do público desta 23.ª edição do FMM”, salientou o autarca.

Para Nuno Mascarenhas, 2023 foi o regresso do festival com o espírito que sempre o caracterizou.

“2022 foi uma edição pós-pandemia, onde tivemos algumas dificuldades no arranque do festival. Este ano, regressou o espírito a que estávamos habituados. Muito público, o Castelo cheio e, acima de tudo, a aceitação do que é o festival: o espírito de aventura, um espírito tranquilo, sem confusões”.

A comparação favorável, mesmo com os festivais pré-pandemia, também valoriza o sucesso deste ano.

“Retomámos a pujança que tinha tido nos anos anteriores à pandemia, superando mesmo os números de 2019, que tinha sido a edição mais participada de sempre. Só no Castelo, e contando também com os concertos de entrada livre, tivemos seguramente mais de 40 mil espectadores”.

Na análise das vendas de bilhetes no Castelo, registou-se um crescimento total de 24%, com crescimento em todos os dias e, sobretudo, na quinta-feira, onde a quantidade de público duplicou. Este crescimento verificou-se também em Porto Covo e na Avenida Vasco da Gama, o palco com maior capacidade do festival.

Quanto aos aspetos a melhorar em 2024, o presidente da Câmara destaca a rapidez das entradas no Castelo.

“Tivemos um primeiro dia no Castelo com alguma dificuldade na entrada do público. Salvaguardando sempre a segurança, essencial num festival como este, vamos tentar que essas situações não aconteçam no futuro. Será também importante conseguirmos sensibilizar o público para entrar o mais cedo possível no recinto, o que ajudaria a resolver esta questão. O castelo tem as características que tem e é preciso encontrar o equilíbrio entre a segurança e a fluidez”.

Quanto às dificuldades de alojamento, Nuno Mascarenhas espera que em 2023 “já seja possível ter uma nova solução para o parque de campismo de Sines e também novas unidades de alojamento que, complementando as que abriram ou reabriram este ano, permitam alojar todo o público que se pretende deslocar a Sines e Porto Covo”.

A 23.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo realizou-se entre 22 e 29 de julho, em Porto Covo e Sines, com 42 concertos de 27 países e um programa de iniciativas paralelas.

A 24.ª edição do festival acontece em Julho de 2024.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub