Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração reabre após obras de reabilitação

Edifício tem uma longa história de resistência à adversidade

Antes das obras (foto de arquivo)

A Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração reabre oficialmente no dia 24 de Agosto, após obras de reabilitação e conservação que custaram perto de 620 mil euros, anunciou a Câmara Municipal mourense.

A reabertura será assinalada às 22h00, por um concerto do Ensemble Intempore, naquele monumento, numa iniciativa do Município, da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração e ainda da Fábrica da Igreja.

As obras incluíram a recuperação da cobertura e da fachada do imóvel, bem como, no interior, trabalhos de pintura de paredes e tetos.

No decurso do acompanhamento arqueológico da empreitada de reabilitação, foram postas a descoberto parcelas de parede com pintura mural, quer na capela-mor, quer na nave da igreja, revela a Câmara de Moura.

«Face ao aparecimento destes vestígios de pintura decorativa foram deixadas algumas “janelas de inspeção” que permitem observar aquilo que foi descoberto», acrescenta a autarquia.

A intervenção de reabilitação e conservação, que agora se encontra concluída, resultou da assinatura do protocolo de colaboração assinado, em Setembro de 2020, entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração.

O investimento total foi de 618 923,54 euros, valor suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura.

A primeira construção da Igreja de Santo Aleixo da Restauração remonta a 1626, segundo data gravada no pórtico lateral.

Em 1644, serviu de refúgio para a população, devido aos ataques das tropas castelhanas, tendo acabado por ser destruída.

Foi reedificada em 1863, mas, em 1704, ficou seriamente danificada durante a Guerra da Sucessão de Espanha.

Em 1734 foi, de novo, reedificada, tendo passado de uma estrutura de três naves para uma nave única, mantendo-se a capela-mor.

A Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração apresenta uma fachada onde sobressai um nicho e a torre sineira.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub