GNR, Blaya e Os Compotas animam 2º Festival Castro Mineiro

Festival realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de Setembro

GNR, Blaya e Os Compotas são os cabeças de cartaz da segunda edição do Festival Castro Mineiro, que se realiza entre 1 e 3 de Setembro, em Castro Verde. 

A estes três nomes, juntam-se projetos musicais como “Malino”, a 1 de Setembro, “Sneaky Mouse”, a 2, e animação pela noite com o DJ Cruzfader, logo após os concertos.

No plano humorístico é apresentado “Môce dum Cabréste”, o algarvio Dário Guerreiro, que sobe ao palco do Castro Mineiro a 3 de Setembro para apresentar o seu espetáculo de stand-up comedy.

Como não podia faltar, a tradição do cante alentejano volta a ser presença forte na programação do festival, através das atuações d’ “Os Ganhões” de Castro Verde, “Os Cardadores” da Sete, “Os Cigarras” de Aljustrel, do Grupo Coral da Mina de São Domingos, e dos Grupos Corais de Almodôvar, “Vozes” e “Flores do Campo”.

Artes plásticas, exposições, conversas, gastronomia, iniciativas ligadas à atividade mineira e artesanato são outras das atividades que compõem a programação desta iniciativa, que tem entrada livre e acesso gratuito ao campismo, no Parque de Campismo de Castro Verde, e às Piscinas Municipais, durante os dias em que decorre o Festival.

Em nota, a Câmara de Castro Verde descreve o Castro Mineiro como um «espaço de encontro entre diferentes expressões artísticas, culturais e sociais que convidam a descobrir e a colocar em evidência a inovação tecnológica, cultural e social que se vive nos territórios mineiros, em diálogo permanente com o património da tradição de séculos de mineração».

A iniciativa acontece no Parque da Liberdade, em Castro Verde, e celebra a identidade mineira que tem vindo a ser construída ao longo dos últimos 40 anos, através da instalação daquele que é um dos mais importantes empreendimentos mineiros da Europa – a Mina de Neves-Corvo.

A autarquia recorda ainda que «a realidade socioeconómica do concelho de Castro Verde se encontra fortemente ligada à atividade mineira, sendo importante valorizar os homens e mulheres que diariamente contribuem para extrair as riquezas minerais de cobre e zinco das profundezas desta terra».

«A atividade mineira é, em Castro Verde, mas também noutras partes do mundo, a principal responsável pela geração de rendimento e de emprego e não menos importante fonte de intercâmbio cultural, de fluxos migratórios e de encontro entre pessoas de diferentes origens e continentes», continua.

O Festival Castro Mineiro é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a SOMINCOR, e com direção artística de Napoleão Mira.

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub