Cabrela entra em contagem decrescente para celebrar património musical da Península Ibérica

Festival junta o cante alentejano, o fado e o flamenco

É apenas um festival, mas nele cabem as três heranças musicais da Península Ibérica reconhecidas pela UNESCO: o cante alentejano, o fado e o Flamenco. Cabrela já iniciou a contagem decrescente para a 1ª edição do “Alentejo World Heritage Festival”, que decorre nesta vila do concelho de Montemor-o-Novo entre os dias 25 e 27 de Agosto.

«Ao longo destes três dias, a vila será o palco perfeito para um diálogo muito especial entre as três principais tradições musicais da Península Ibérica reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o cante alentejano, o fado e o flamenco», segundo Égide – Associação Portuguesa das Artes, coorganizadora do evento .

Os interessados já podem comprar os bilhetes para o festival seguindo este link.

A organização convidou artistas e grupos acarinhados pelo público, como a fadista portuguesa Sara Correia, Luís Trigacheiro (cante alentejano), o Coro participativo de cante alentejano, a Companhia Barcelona Flamenco Ballet e Duquende, «considerado um dos cantores de flamenco mais conceituados» entre outros artistas, segundo a organização.

O ponto alto do festival acontece dia 26 de Agosto, numa seara, com o pôr do sol como pano de fundo. O concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa seara alentejana” está marcado para as 19h30 e junta, em palco, Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

O “Alentejo World Heritage Festival” pretende contribuir para uma maior oferta cultural de excelência num território de baixa densidade populacional, como é a Vila de Cabrela, que conta já com um histórico de um conjunto de iniciativas culturais marcadas pela surpreendente adesão por parte da comunidade local.

O evento é promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.

Programa

25 de Agosto

22h00: Serão de “Cante ao Luar de Cabrela”

Os habitantes de Cabrela são convidados a juntar-se aos cantores locais, de Cante Alentejano, para uma noite de celebração e partilha em que, no Largo Pascoal Coelho, serão cantadas algumas das melodias mais emblemáticas do património do Cante Alentejano.

26 de Agosto

19h30: Concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano com Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, companhia Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

22h00: Serão de “Fado Cabrela”, no Largo Pascoal Coelho, numa grande noite em homenagem aos 35 anos de carreira do cantor João Paulo Marques.

27 de Agosto

11h00: Workshop de flamenco com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet

19h00: Missa flamenca com os guitarristas e cantores da companhia Barcelona Flamenco Ballet

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub