A atual presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve acumula, desde o início do mês, estas funções com as da direção clínica do CHUA, depois da demissão do anterior diretor, o médico Horácio Guerreiro.
Contactada pelo Sul Informação, Ana Varges Gomes explicou que esta acumulação de funções «decorre da figura da lei», uma vez que ela é a única médica a integrar o Conselho de Administração do CHUA e, não havendo ainda nomeação de nova pessoa para a direção clínica, só ela poderia assumir essa responsabilidade.
«Esta é a solução legal e prevista», esclareceu Ana Varges Gomes.
A mesma responsável recordou que a nomeação da direção clínica (e do próprio Conselho de Administração) competia até agora ao ministro da Saúde. A partir de hoje, e segundo a Resolução de Conselho de Ministros ontem publicada em Diário da República, passa a caber ao diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.
«Já falámos com a direção executiva do SNS», acrescentou Ana Varges Gomes, adiantando que foram enviadas propostas de nomes para eventualmente ocupar o cargo de direção clínica do CHUA. Mas não há ainda decisão.
Entretanto, o próprio Conselho de Administração do CHUA terminou o seu mandato em 31 de Dezembro do ano passado, mantendo-se em funções até que seja reconduzido ou substituído, total ou parcialmente.
Questionada sobre se já tem alguma indicação sobre o seu futuro, Ana Varges Gomes respondeu apenas: «o senhor ministro é que pode responder».