40 jovens artistas de 6 países invadem Ferreira do Alentejo

40 jovens europeus invadem de forma artística a vila alentejana durante dez dias

Jovens vindos de seis países diferentes (Letónia, Itália, Espanha, Grécia, Portugal e Polónia) estão em Portugal para participar no intercâmbio internacional EU.YOU.GO – European YOUth Goals – que começou a 24 de Julho e se prolonga até 4 de Agosto, em Ferreira do Alentejo.

Os jovens celebram o Ano Europeu das Competências, de modo a estimular a sua criatividade através da expressão corporal, sonora, plástica, cénica e multimédia, representando a diversidade cultural ali presente. O espetáculo final de apresentação do projeto ocorrerá a 2 de Agosto, no Jardim Público de Ferreira, pelas 21h00.

 

 

A Associação Check-IN desenvolve este intercâmbio inserido nos “European Youth Goals”. «Entre o ano de 2021 e 2027, trabalhamos 5 objetivos: a União Europeia Conectada com os Jovens (YG1), como impulsionar a Juventude rural (YG6), criar uma educação de qualidade (YG8), envolver as organizações de Juventude e Programas para Jovens (YG11), sociedades inclusivas (YG3). E em 2023, acrescentamos a Informação e o Diálogo Construtivo (YG4)», explicam os responsáveis.

Com recurso a materiais do European Youth Goals, será produzido um espetáculo que será apresentado no jardim público de Ferreira do Alentejo, no dia 2 de Agosto. «Podem contar com música, dança, animação de rua, intervenções plásticas e muita alegria e diversão! Convidamos todos a estarem presentes no evento organizado pela equipa constituída pelos participantes dos vários países, membros da Associação Check-In e profissionais das diversas vertentes artísticas que irão coordenar a produção do espetáculo final», acrescentam.

 

 

Esta iniciativa é promovida pela Associação Check-IN, uma associação juvenil que conta com 13 anos de trabalho em projetos nacionais e internacionais, no âmbito da educação não formal. Dedica-se à promoção da integração social, solidariedade, tolerância, práticas democráticas, direitos humanos e consciência ecológica para o desenvolvimento sustentável.

Este projeto foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação. Conta com o apoio «altamente comprometido» da Câmara Municipal de Ferreira e ainda do Instituto Português do Desporto e Juventude, a parceria de seis entidades europeias e outras entidades locais.

 

 



Comentários

pub