Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Dar formação na produção de pastas de azeitona, desidratados, compotas, geleias, conservas e doçaria, tendo como matéria-prima o que é local, foi o objetivo das duas iniciativas de valorização dos produtos endógenos, que tiveram lugar na Escola Profissional Cândido Guerreiro e na Cozinha Partilhada de Salir.

As atividades, organizadas pela Cooperativa Escola Profissional de Alte, decorreram ao abrigo do projeto “Vitalizar”, promovido pelo Município de Loulé e financiado pelo CRESC Algarve 2020.

«Valorizar os produtos locais, os que estão adaptados ao nosso clima e, consequentemente, são mais resilientes às alterações climáticas em curso, implica dinamizar e apoiar as condições para a sua produção e transformação, de forma a aumentar os proveitos de quem os produz e transforma, gerando atividade económica, emprego e mantendo vivo e ativo o território rural», refere o Município de Loulé.

festival do marisco de olhao

Isso constitui «uma forma de aproximar produtores de consumidores e do comércio local, reforçando a autonomia e sustentabilidade das comunidades, assentando assim num estímulo à economia de proximidade.

 

Sul Informação

 

A Cozinha Partilhada de Salir, uma infraestrutura da Câmara de Loulé, igualmente financiada pelo PADRE, para estimular e apoiar quem pretende transformar produtos, visando a comercialização, já se encontra em funcionamento, «mas poderá acolher mais interessados», refere a autarquia.

Mais informações podem ser pedidas à Divisão de Economia Local Comércio e Turismo, através do email [email protected] ou do telefone 289 400 829.

A Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte, tem abertas pré-inscrições para o Curso Profissional de Técnico/a de Processamento e Qualidade Alimentar, uma oportunidade para os jovens poderem adquirir conhecimentos que lhes permitam trabalhar na área alimentar ou vir a criar o seu próprio emprego.

«Só o trabalho articulado e em cooperação entre pessoas e entidades poderá permitir enfrentar os problemas do presente, valorizando e utilizando de forma sustentável os recursos de que dispomos e os saberes que importa preservar e desenvolver»,  consideram os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé.

 



recrutamento zoomarine 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Encontro Nacional de Professores de Geografia (6)

Mudança Climática foi tema do Encontro Nacional de Professores de Geografia em Loulé

business meeting|Group of people clap their arm in row during seminar

Algarve 2030 apoia projetos em escolas de territórios de intervenção prioritária

OPTO. CR (4)

OPTO regressa a Albufeira com mais de 100 atividades para jovens