Projeto Escola de Anciãos recupera tradições para criar empregos

Projeto promovido pela ADRAL e pela Associação Círculo Primaveril, com o apoio da Câmara Municipal de Cuba, Associação ADA

O projeto piloto Escola de Anciãos, que pretende recuperar tradições passadas para as novas gerações com vista à criação de autoemprego, arranca amanhã, terça-feira, dia 25 de Julho, em Portel, com uma Oficina Prática em Artes e Ofícios. No dia seguinte, será a vez da vila de Cuba.

Nestas duas oficinas, anciãos e empreendedores encontram-se para descobrir como, através da tradição, se pode criar projetos de impacto, sustentáveis e inovadores. Todos os interessados em participar nas iniciativas podem realizar a sua inscrição clicando aqui.

O projeto piloto é apresentado pelos seus promotores como «uma ação inovadora no nosso território, em que os mais velhos são convidados a partilhar o seu saber com as gerações mais novas para que estes, dotados desse conhecimento/tradição o possam desenvolver, adaptar à realidade de hoje e criar o seu próprio emprego».

Este projeto agrega «várias práticas como o envelhecimento ativo, pedindo aos mais velhos que partilhem o seu saber, assim como as práticas de sustentabilidade e circularidade da economia que no passado, por necessidade, eram práticas correntes», acrescentam.

A Escola de Anciãos é um projeto promovido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e pela Associação Círculo Primaveril – Associação para a promoção da Economia Circular e da Ecoinovação.

«Procuramos interessados em conhecer práticas do passado, naturalmente sustentáveis por necessidade, reavivar e colocar novamente essas mesmas práticas em uso, com a criação de novos negócios. Vamos apoiar a criação de novas ideias e a aceleração das mesmas com uma equipa de mentores altamente capacitados» refere Mariana Pinto e Costa, presidente da Associação Círculo Primaveril.

«Este projeto pretende capacitar população desempregada, em risco de exclusão social, capacitando-os e dando ferramentas para a criação do seu próprio posto de trabalho».

Os interessados em integrar este projeto podem aceder a mais informações em escoladeanciaos.pt. e participar como empreendedor no programa de aceleração ou até ser mentor do projeto.

O projeto piloto tem o objetivo de recuperar o saber dos anciãos e, em conjunto com práticas sustentáveis, promover o espírito empreendedor de população em risco de exclusão social.

A iniciativa conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Cuba, Associação ADA – Associação de Desenvolvimento, Ação Social e Defesa do Ambiente, e é cofinanciada pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Aviso “Projetos inovadores/experimentais na área social (DLBC)” do PO Alentejo 2022.

 


Bootcamps – Ideiação e Aceleração
Valorizar a sabedoria dos Anciãos e recuperar cultura, saberes e tradições do Alentejo em prol da sustentabilidade é o mote do projeto, que vai permitir a criação de novas ideias de negócios alinhadas com os pilares de desenvolvimento sustentável.Durante todo o mês de Setembro o projeto desenvolve as atividades de ideação e aceleração, que vão decorrer em Cuba, Portel, Alcáçovas e Viana do Alentejo.

Os interessados à criação do seu próprio emprego poderão participar em visitas de inspiração, workshops de criação de negócios sustentáveis, e apoio à prototipagem de negócios.

Todo o programa será acompanhado por um conjunto multidisciplinar de mentores especializados. Os interessados em participar neste programa podem inscrever-se através de contacto telefónico (961 271 096), email ([email protected]), ou do preenchimento de um formulário, clicando aqui.

 

 



Comentários

pub