Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

Os jovens peregrinos, que estarão no Algarve antes da Jornada Mundial da Juventude, vão realizar, esta sexta-feira, 28 de Julho, uma ação de sensibilização e proteção ambiental com recolha de beatas de cigarro e remoção do chorão, em Faro. 

Esta iniciativa faz parte dos Dias na Diocese (DnD), uma espécie de aperitivo para as JMJ.

Cerca de 400 jovens estarão perto da praia de Faro, participando na remoção do chorão de praia e outros 400 apanharão beatas de cigarro, nas ruas de Faro, partindo dos locais onde estão alojados, tendo como ponto de encontro o palco da doca, onde terá lugar uma conversa, aproximadamente às 11h30, sobre temas ambientais e se fará uma “Pirâmide de Beatas”.

Banner lateral albufeira

A ideia é «sensibilizar todos os que por ali possam passar para a necessidade de proteger o ambiente e colocar o lixo nos locais adequados», diz a Diocese do Algarve.

Esta ação terá como parceiros a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e os parceiros de Rede Voluntariado Ambiental para a Água; o IPDJ – Faro, a Europe Direct Algarve; a Associação Lilaz; o Centro Ciência Viva Algarve; o Projeto GEA; o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF); a Associação Sê Mais Sê Melhor; a Greve Climática Algarve; a UAlg V+ e os voluntários europeus.

A programação dos DnD, que decorre de 26 a 30 de Julho, incluirá visitas a locais de referência das cidades que serão locais de acolhimento. Encontros de partilha de culturas, feiras de cultura e desporto e bailes de verão, orações e, também, estas ações de ações de voluntariado ambiental.

Cada dia terá um tema, que tem ligação àquilo que será feito nas várias Dioceses do país, podendo, várias delas, envolver a comunidade/população (que não esteja inserida nos voluntários e famílias de acolhimento).

O programa encerrará com uma eucaristia, celebrada no Estádio Algarve (Loulé) e um concerto da Banda Gen Verde, no dia 30 de Julho, às 16h30, para a qual estão convidados todos os que quiserem participar.

O Algarve acolherá cerca de 7.000 jovens de todo o mundo, para iniciarem a sua participação neste evento católico de âmbito mundial.

 



são brás de alportel
faceco

Também poderá gostar

Sul Informação - Projeto que promove inclusão de pessoas com deficiência foi lançado em Faro

Projeto que promove inclusão de pessoas com deficiência foi lançado em Faro

Sul Informação - Crise da habitação leva Faro e Portimão à rua no fim de semana

Crise da habitação leva Faro e Portimão à rua no fim de semana

Sul Informação - Faro acolhe iniciativa de Solidariedade com a Palestina

Plataforma cívica Algarve pela Palestina volta a manifestar-se, em Faro