Eliminar o «elevado nível de perdas reais de água» e «permitir o aumento da eficiência na gestão e uso do recurso água» são os grandes objetivos da candidatura que a empresa municipal Inframoura viu aprovada, no âmbito da Renovação e Reabilitação de Redes de Abastecimento de Água em Baixa.
A candidatura da Inframoura foi apresentada ao concurso referente ao Investimento RE-C09-i01 – Plano Regional de Eficiência Hídrica – SM1 – Reduzir Perdas de Água no Sector Urbano (N.º1/C09-i01/2021).
Em curso, está agora o processo de financiamento referente à Impermeabilização do Reservatório de Água Vila Sol, no montante de 33.684 euros, prevendo-se o seu financiamento a 100%.
A intervenção já está concluída e teve como objetivo «a reparação e impermeabilização desta infraestrutura que denunciava um avançado estado de degradação», explica a empresa.
Segundo a Inframoura, «a intervenção foi bastante revelante, não só ao nível da redução das perdas de água associadas às fugas e extravasamentos nos reservatórios de distribuição, como igualmente à garantia da estabilidade e segurança da estrutura, de forma a prolongar o período de vida útil desta infraestrutura».
Com a implementação das intervenções compreendidas nesta candidatura, a Inframoura prevê «a redução do volume de perdas de água em, aproximadamente, 29.394 metros cúbicos por ano, contribuindo assim para a redução das ineficiências económicas e ambientais associadas ao desperdício do recurso hídrico, com consequentes repercussões na qualidade do serviço prestado».