41 pessoas foram detidas num conjunto de operações «de prevenção e combate à criminalidade violenta, de fiscalização rodoviária, entre outras» que a GNR levou a cabo no Algarve, na semana de 17 a 23 de Julho.
Na semana que passou, que terminou com a Concentração Internacional de Motos de Faro, muitas das detenções estiveram ligadas a ilegalidades na condução, nomeadamente a condução sem carta (17) e a condução sob o efeito do álcool (10).
Também foram detidas seis pessoas por tráfico de droga, tendo sido apreendidas «57,5 doses de cocaína, 41,53 doses de haxixe, 29,24 doses de liamba e 3,8 doses de MDMA».
Nas operações de fiscalização de trânsito, entre as 914 infrações detetadas destacam-se o excesso de velocidade (244 infrações), uso indevido do telemóvel (77), falta de inspeção periódica obrigatória (65), questões relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização (39), falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (20), e falta de seguro (20).
No período em análise, registaram-se 163 acidentes, menos do que na semana anterior, dos quais resultaram um ferido grave e 43 feridos leves.