Festival Andanças enche margens do Alqueva de muita música e dança

Festival realiza-se, de 27 a 30 de Julho, na aldeia de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz

Música, dança, e muito mais: o Festival Andanças vai voltar, de 27 a 30 de Julho, para a terceira edição na aldeia de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, junto ao Lago Alqueva. 

Organizado pela Associação PédeXumbo – em parceria com o Município de Reguengos de Monsaraz, a União de Freguesias de Campo e Campinho e a Associação Gente Nova de Campinho – o festival conta receber 1500 pessoas.

O Andanças, que a partir de agora se vai realizar de dois em dois anos, é um festival que promove música e dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas, «reavivando hábitos sociais de viver a música e retomando a prática do baile popular com abordagens às danças tradicionais portuguesas e do mundo», refere a autarquia de Reguengos de Monsaraz.

Durante os quatro dias do Andanças, haverá mais de 120 atividades em sete espaços diferentes de programação, com bailes, concertos, oficinas e atividades para as famílias e para as crianças.

A programação apresenta cinco bailes por noite, com artistas de Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil. No palco vão estar também os portugueses Zé Oliveira, Os Burricos, Grupo Velha Guarda da Madeira, Burel, Dahu, Não És Tu Sou Eu, Stompin At Six e Aire, os espanhóis Sérgio Cobos, Obal e Zaroj, os brasileiros Espaço Baião, os franceses Edentia e Duo des Cîmes e os italianos Rudemá.

 

 

Além disso, o festival vai ter Malino, Malotira, Fado Badiu ou Ramblers Parade, mas também artistas do concelho de Reguengos de Monsaraz como os 5 Castas, Al’Canti, Encanta Modas, Brisas do Alentejo e o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. Durante a madrugada atuam DJ que vão misturar a música latina, africana, caribenha e eletrónica, com os sets a cargo de Waty Barbosa, Dj Deão e Quim Ezequiel, Tito e Estereocleidomastóideo.

A programação do festival inclui ainda performances, arruadas, oficinas criativas, oficinas de instrumentos e conversas, como por exemplo sobre as tradições de Campinho, pintura alentejana em olaria e produção de tijolos rústicos para construção.

O Andanças preparou também várias atividades para as famílias, como oficinas de relaxamento com ioga dance, meditação coletiva, danças circulares sagradas ou massagem ayurvédica, mas também para as crianças que vão ter jogos, danças de roda e brincadeiras dançadas, cantigas e brinquedos do Brasil, oficinas de origami, de circo e de feltragem, assim como o Circo VagaMundo que vai apresentar o espetáculo “O Modesto Augusto”.

 

 

Na Praça Bernardino José Cruz vai ficar o Mercado de Artesanato, um espaço tradicional para venda de bens regionais e artesanato do mundo.

Além da Cantina Andanças, com refeições completas, haverá o espaço de tasquinhas junto ao recinto principal.

Os participantes terão ainda a possibilidade de fazer passeios de barco pelo Lago Alqueva, um percurso pedestre por Monsaraz e visitas ao Observatório do Lago Alqueva e à destilaria Sharish Gin. Durante o Andanças estará também a circular o Transfer Alqueva, que vai levar os festivaleiros para darem um mergulho na Praia Fluvial de Monsaraz.

Os bilhetes para a edição deste ano podem ser adquiridos no site do festival. Os residentes do concelho de Reguengos de Monsaraz têm 50% de desconto.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 

 



Comentários

pub