Évora: Milhares de jovens reuniram-se para Missa de Envio, rumo à JMJ 2023

Missa foi concelebrada por D. José Alves, arcebispo emérito de Évora, pelo arcebispo de Paris, D. Laurent Ulrich e pelo arcebispo emérito de Paris, D. Michel Aupetit

A Escola Salesiana de Évora recebeu este domingo, 30 de Julho, a Missa de Envio dos peregrinos locais para a JMJ Lisboa 2023, que contou com a participação de milhares de jovens, incluindo os estrangeiros que viveram o programa dos ‘Dias nas Dioceses’.

“Com que alegria estamos aqui todos reunidos. Nós somos a Igreja de Cristo. Acolhidos nos braços de Jesus, na misericórdia do Pai, e que o Espírito Santo nos ensine a rezar. Sejam todos bem-vindos”, disse D. Francisco Senra Coelho, na saudação inicial, citada pelo portal arquidiocesano.

A Missa foi concelebrada por D. José Alves, arcebispo emérito de Évora, pelo arcebispo de Paris, D. Laurent Ulrich e pelo arcebispo emérito de Paris, D. Michel Aupetit, além dos sacerdotes que acompanham as muitas delegações presentes em Évora.

O cortejo inicial foi encabeçado por jovens que transportavam as bandeiras das nacionalidades presentes.

“Com que alegria Évora e os 15 Comités Organizadores Paroqiuais recebem cerca de 5000 jovens peregrinos. Pedimos ao Senhor que a caminho de Lisboa levemos o nosso coração preparado, arado com um húmus fértil para que a semente caia em nós. Sejamos um grão de mostarda para um mundo novo. como pede o Papa Francisco, o início de transformação do reino de Deus”, disse D. Francisco Senra Coelho.

Mais de 67 mil e 600 peregrinos, de 126 países, viveram nos últimos dias um programa cultural e religioso especial, em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, preparando o encontro mundial de Lisboa.

As paróquias da Arquidiocese de Évora recebem cerca de 5 mil jovens peregrinos, oriundos de 31 países; entre os dias 1 a 5 de agosto chegam à localidade alentejana 2500 jovens que pertencem ao Caminho Neocatecumenal.

“Unimo-nos a eles e pedimos ao Senhor que venham na experiência da Paz de Cristo, compartilhar e receber o osculo da paz desta igreja Corpo de Cristo em Évora”, recordou o arcebispo de Évora.

O cortejo final decorreu ao som do hino oficial da JMJ Lisboa 2023, ‘Há pressa no ar’.

 

Fotos: Arquidiocese de Évora

 



Comentários

pub