O Estudo de Impacte Ambiental da futura Central Dessalinizadora do Algarve, cuja construção está prevista para Albufeira, vai ser entregue «para a semana», anunciou esta segunda-feira, 3 de Julho, o secretário de Estado do Ambiente.
Hugo Pires participou numa cerimónia no Castro Marim Golfe & Country Club e, em declarações aos jornalistas, disse com o Governo aguarda o que dirão os técnicos sobre a dessalinizadora.
«Nós tomámos uma decisão política de investir numa dessalinizadora em Portugal. Agora, cabe aos técnicos fazer o Estudo de Impacte Ambiental e vamos esperar que nos digam os que impactos essa decisão tem», acrescentou.
Questionado sobre o que espera deste EIA, o governante foi lacónico: «vamos esperar».
A dessalinizadora é um dos investimentos previstos do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve.
A central custará 50 milhões de euros, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e terá uma capacidade até 24 hectómetros cúbicos.
Após estudos realizados pela Águas de Portugal, o Governo já anunciou que irá propor o concelho de Albufeira como local de instalação da dessalinizadora.
A expetativa do executivo de António Costa é também que o concurso para a obra seja lançado até ao final do ano, segundo disse o ministro do Ambiente há cerca de um mês, numa visita ao Algarve.