Antiga Esplanada Mercedes vai ser requalificada na Amareleja

Protocolo assinado na passada quarta-feira, dia 26 de julho

Esplanada Mercedes – Foto: https://amarelejando.blogs.sapo.pt/62132.html

A antiga “Esplanada Mercedes”, zona central da vila de Amareleja, vai ser alvo de obras de requalificação, com vista à criação de um novo espaço de lazer e multiusos. Para isso, foi assinado um protocolo, no dia 26, entre a Câmara Municipal de Moura e a Junta de Freguesia de Amareleja.

«A antiga fábrica Mercedes e fábrica de Moagem é um imóvel com um importante valor simbólico para os amarelejenses», salienta a Câmara de Moura. É que, além de ter sido «o local onde se produziu a primeira energia elétrica, que abastecia a fábrica, algumas sociedades e casas de Amareleja», foi também «sala de cinema e local onde se realizaram muitas festividades».

Através do protocolo, o Município de Moura irá avançar com a elaboração do projeto de arquitetura, assumindo os respetivos custos, comprometendo-se igualmente
a candidatar a execução das obras de requalificação a programa de financiamento.

Compromete-se ainda a financiar 75% da componente própria do investimento total de uma candidatura com vista à obtenção de cofinanciamento, bem como a assumir as responsabilidades decorrentes da execução da empreitada, na qualidade de dono da obra, e executar a obra de requalificação através de recurso a capitais próprios.

O compromisso assumido pela pela Câmara Municipal de Moura e pela Junta de Freguesia de Amareleja é «devolver à população um espaço que tanto representa para a memória coletiva».

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub