Da Guatemala ao Alentejo, jovens peregrinos mostram «Jornada para todos»

Héctor Portas mostra-se muito satisfeito com o acolhimento recebido, nestes ‘Dias nas Dioceses’

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Um grupo de jovens peregrinos da Guatemala está a viver em Reguengos de Monsaraz, Arquidiocese de Évora, o programa religioso e cultural que antecede a JMJ 2023, mostrando uma Jornada para todos.

“Esta é uma Jornada para toda a Igreja, não só para a juventude, essa é a verdadeira inclusão”, disse à Agência ECCLESIA Héctor Portas.

O peregrino guatemalteco já participou em várias atividades solidárias, com visitas a idosos, crianças ou pessoas com deficiência.

“O que nos une é a vivência do amor, de Jesus”, aponta.

Héctor Portas mostra-se muito satisfeito com o acolhimento recebido, nestes ‘Dias nas Dioceses’ (DND).

“Portugal é um país muito bonito, conhecemos já vários lugares, mas o mais importante são as pessoas: receberam-nos com muito carinho, com muito amor, com muito afeto”, refere.

O programa de sábado inclui ateliês inclusivos, em origami, promovendo o diálogo entre pessoas com deficiência e peregrinos.

Yesenia Vasquez, que se mostra surpreendida com a “bonita localidade de Reguengos”, diz que a experiência de participar nestes ateliês é “maravilhosa”.

A jovem peregrina considera importante partilhar formas de viver a fé, com pessoas de outras culturas, que procuram “o mesmo objetivo”.

Helena Calaco, diretora do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, sublinhando que os utentes têm “competências específicas” e sentem orgulho em poder mostrá-las.

Os ateliês receberam jovens da Grécia, Guatemala, França e África do Sul.

Leonor, voluntária de Reguengos de Monsaraz, fala de uma experiência “espetacular, única”. “Tenho acolhido os peregrinos da Guatemala desde o primeiro momento e visitado muitas instituições”, relata.

Fotos: Agência ECCLESIA/HM

 

 



Comentários

pub