Centro de Saúde de Castro Verde vai sofrer obras profundas de reabilitação

Centro de Saúde de Castro Verde, bem como o seu Serviço de Urgência Básica (SUB), dão resposta a um universo superior a 40.000 pessoas

O Centro de Saúde de Castro Verde vai sofrer obras profundas de reabilitação, incluindo o Serviço de Urgência Básica (SUB). A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, que participou nesta segunda-feira, dia 3 de julho, numa visita àquela vila do Baixo Alentejo, no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta”.

Nesta passagem pelo concelho, Ricardo Mestre participou numa reunião de trabalho na Câmara Municipal, seguida de uma visita às instalações do Centro de Saúde.

Na ocasião, o governante anunciou que a intervenção ampla e profunda para requalificar totalmente o Centro de Saúde, será realizada e financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento que deverá rondar os 2 milhões de euros.

“Aproveitaremos todo o espaço envolvente e o projeto será desenhado de forma a responder às necessidades desta população, dentro deste espaço e com a modernidade que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) exige”, assegurou o secretário de Estado Ricardo Mestre.

 

O presidente da Câmara António José Brito considera que se trata de um passo muito relevante para Castro Verde e toda a região do Campo Branco.

Segundo referiu, «depois de tanto esforço e diversas reuniões com o Ministério da Saúde nos últimos quatro anos, trata-se de uma excelente notícia!»

António José Brito disse ainda registar com apreço que o secretário de Estado da Saúde tenha vindo a Castro Verde, para conhecer por dentro e com detalhe o Centro de Saúde, tendo depois a oportunidade de fazer este anúncio tão importante para a região.

A Centro de Saúde de Castro Verde, bem como o seu Serviço de Urgência Básica (SUB), dão resposta a um elevado universo de utentes. Com grande proximidade com relevantes vias rodoviárias (IP2, EN2 e A2), mas também com as duas maiores minas portuguesas (Neves-Corvo e Aljustrel), no caso do SUB, dá resposta a um universo superior a 40.000 pessoas.

O secretário de Estado da Saúde justificou o investimento com o facto de, a par da resposta que o centro de saúde dá “numa primeira instância” à população do concelho, contar com um SUB que, nos primeiros seis meses de 2023, “atendeu 12.000 pessoas”.

O governante sublinhou ainda que o SUB de Castro Verde dá resposta à população de vários municípios alentejanos, assim como “a quem flutua nas vias rodoviárias que circundam o concelho e às minas [de Neves-Corvo e Aljustrel]”.

Por isso, concluiu, “do ponto de vista das instalações e dos equipamentos”, é necessário ajustar a resposta à realidade.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub