Candidato à Turismo do Alentejo e Ribatejo quer consolidar destino e capacitar empresas

José Manuel Santos, sociólogo e atual secretário-geral da ERT do Alentejo e Ribatejo, encabeça a única lista que se candidata

José Manuel Santos, o único candidato à liderança da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, estabeleceu hoje como objetivos a consolidação da atratividade do destino e a capacitação de empresas e trabalhadores do setor.

José Manuel Santos, sociólogo e atual secretário-geral da ERT do Alentejo e Ribatejo, encabeça a única lista que se candidata aos órgãos desta entidade regional de turismo, cujas eleições estão marcadas para o dia 12 deste mês.

«Um primeiro objetivo tem a ver com a necessidade de mantermos a atratividade do destino turístico e, por isso, vamos ter de consolidar um conjunto de redes temáticas, de produtos turísticos e de oferta já estruturada», adiantou.

Assinalando que o Alentejo e o Ribatejo competem com «diversos destinos turísticos» no país e no mundo, o candidato apontou a necessidade de as regiões possuírem «propostas de valor turístico e itinerários capazes de atrair e fixar» visitantes.

«E obter, por aí, uma melhor estadia média por parte de quem nos visita», sublinhou.

Outro dos objetivos da sua candidatura, explicou José Manuel Santos, é a aposta na capacitação, sobretudo, de micro, pequenas e médias empresas turísticas para se manterem «competitivas no mercado».

«Temos de digitalizar todas as empresas turísticas e não falo apenas em digitalização de processos internos», afirmou, referindo também, neste âmbito, a «própria forma de comunicação e promoção», a sustentabilidade e a circularidade da economia.

Salientando que «é cada vez mais difícil» atrair mão-de-obra qualificada, o candidato realçou que é preciso igualmente «criar condições aos que já trabalham na região para ficarem, dando-lhes mais formação, mas também criar um plano de atração de talentos».

«As nossas campanhas já não são apenas para atrair turistas, agora temos que também ter estratégias e planos para atrair trabalhadores e colaboradores para o nosso turismo», sublinhou.

Uma outra prioridade passa por «rejuvenescer e modernizar» a área de comunicação e marketing da entidade para «incorporar, nessa estratégia, a sustentabilidade e os novos valores da oferta turística».

Nas declarações à Lusa, José Manuel Santos destacou ainda o «apoio inequívoco» à sua lista, indicando que foi subscrita por 112 dos 116 membros que compõem a assembleia geral da ERT do Alentejo e Ribatejo e que são o universo eleitoral.

A lista à comissão executiva integra como número dois Pedro Beato, quadro desta ERT, sendo que Conceição Grilo, Pedro Ribeiro, Carlos Moura, Rui Raposo, Porfírio Perdigão, Jaime Serra, Isabel Vinagre e José Bizarro são os restantes membros.

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, lidera a lista à mesa da assembleia geral, enquanto Nuno Pina, diretor de operações do Grupo Pestana, encabeça a candidatura ao conselho de marketing.

As eleições realizam-se, no dia 12, entre as 9h00 e as 12h30, na sede da ERT do Alentejo e Ribatejo, em Beja, e nas delegações de Évora, Portalegre, Grândola e Santarém.

O ato é restrito por lei ao colégio eleitoral, o qual é composto pelos 116 membros da assembleia geral, nomeadamente 58 municípios, 55 privados, entre associações e empresários, e representantes do Governo e de duas centrais sindicais.

O atual presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, não se pode candidatar ao cargo por ter atingido o limite de dois mandatos de cinco anos (inicialmente como vice-presidente) na comissão executiva.

 



Comentários

pub