A freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, foi reconhecida como Eco-Freguesia XXI 2023, numa cerimónia que decorrer na quinta-feira, dia 13 de Julho, em Miranda do Corvo.
Esta foi a primeira vez que uma freguesia do concelho de Vila do Bispo recebeu este galardão.
Do Algarve, além de Budens, receberam a distinção a União de Freguesias Faro e as juntas de Quelfes (Olhão) e de São Gonçalo (Lagos).
Segundo a junta de Budens, a candidatura desta freguesia obteve uma pontuação de 62,1%, um valor que deixou os responsáveis pela autarquia «satisfeitos, mas com a motivação de melhorar».
«Este é o assumir de um compromisso para continuar o trabalho em prol de uma freguesia mais sustentável», diz a equipa liderada por Ana Custódio.
A presidente da Junta de Freguesia de Budens foi quem recebeu em mão o galardão atribuído pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), na quinta-feira, acompanhada por Raquel Amador, tesoureira da Junta de Freguesia, e por Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
Para alcançar este galardão, «foi essencial a participação dos nossos fregueses bem como das várias instituições e associações que desenvolvem atividades na freguesia, e aos quais muito agradecemos».
A nível nacional na edição 2023 formalizaram candidatura 178 freguesias das quais 131 alcançaram a Bandeira Verde.
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Para além do Eco-Freguesias, a ABAE é a entidade responsável pela atribuição em Portugal da Bandeira Azul e dos galardões Eco XXI, Eco-Escolas, entre outros.
O Eco-Freguesias XXI, enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.
Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesias XXI.
A próxima edição será em 2025.