Andores de São João Baptista e São João Evangelista do Museu de Beja mostram-se em Lisboa

Direção regional de Cultura do Alentejo destaca a «opulência material e formal destes andores do século XVIII»

Os andores em prata, de São João Baptista e de São João Evangelista, pertencentes ao Museu Rainha Dona Leonor (Beja), estarão em exposição na Igreja de São Roque, em Lisboa, a partir das 17h00 desta quinta-feira, dia 20 de julho.

Em cada andor, desenvolvem-se composições escultóricas com cenas da vida do santo respetivo: o Batismo de Cristo e o Martírio de São João Evangelista.

 

Andor de São João Evangelista

 

A sessão de inauguração contará com a presença da secretária de Estado da Cultura Isabel Cordeiro e com uma breve apresentação das obras, pela professora Maria Isabel Roque, doutorada em História pela Universidade Lusíada, com a tese «Musealização do sagrado: Práticas museológicas em torno de objetos do culto católico».

«A opulência material e formal destes andores do século XVIII – em prata e prata dourada, com pedras preciosas e vidro, madeira policromada e têxteis – notáveis exemplares da ourivesaria portuguesa setecentista, testemunha a riqueza do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja», explica a direção regional de Cultura do Alentejo.

Pertencentes às confrarias monásticas das Baptistas e das Evangelistas, rivais nas manifestações do culto prestado aos seus santos patronos, São João Baptista e São João Evangelista, «favoreciam o aparato barroco das procissões do Corpo de Deus em que ambos eram levados pelas ruas de Beja».

 

Andor de São João Baptista

 

Esta exposição, com encerramento previsto para janeiro de 2024, resulta de um acordo de colaboração estabelecido entre o Museu Rainha Dona Leonor, tutelado pela direção regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Museu de São Roque.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub