Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Tavira disponibiliza duas novas rotas turísticas – do polvo e do atum – com o objetivo de «dar a conhecer a história e os saberes desta comunidade, bem como valorizar o património marítimo, a cultura, a história local e as suas gentes». 

Estas rotas, pensadas ao abrigo do projeto Mar 2020, integram o Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, tendo em vista, de acordo com o Município, «o alargamento de programas educativos e a diversificação económica, nomeadamente em termos de qualificação da oferta turística».

A Rota do Polvo convida a percorrer Santa Luzia, num percurso com 10 paragens, onde em cada ponto é revelada a história desta vila piscatória, ao longo dos séculos, assim como a riqueza das artes de pesca, as embarcações e a essência desta comunidade com fortes tradições fluviais e marítimas.

jf-quarteira

«Ao seguir as indicações de cada placa, é possível conhecer mais sobre a biologia do polvo, as personalidades incontornáveis da vila, a história por trás de ruas e construções, bem como a forma como se organizava a sociedade santaluziense a nível religioso, de saúde e ensino», explica a autarquia.

Já a Rota do Atum desvenda, in loco, a história da pesca deste peixe na região algarvia, mais concretamente na armação da Companhia de Pescarias “Três Irmãos” ou Barril.

«Na praia do Barril, é possível conhecer um exemplo único de preservação de um aglomerado habitacional relacionado com esta pescaria. São nove pontos de paragem obrigatória que permitem descobrir mais sobre a importância do atum rabilho, na dieta alimentar, desde a antiguidade, o seu papel na economia algarvia, o método de trabalho no contexto de armação e o dia-a-dia do arraial», esclarece o Município em nota.

 

 

 



festival do marisco de olhao
zoomarine

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Praca_Republica_Ponte Tavira

Tavira promove programa cultural para estimular a «experimentação, criação e partilha»

462699554_8498027910276985_2293217355390890355_n

Sociedade Recreativa Musical Luzense assinala 100 anos