Rota Vicentina estreia novo vídeo promocional “A paisagem que escolhemos”

Em 2022, a Rota Vicentina registou o número médio de 30.800 caminhantes, um crescimento de cerca de 30% face a 2017

A Rota Vicentina estreou na segunda-feira, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, o seu novo vídeo promocional “A paisagem que escolhemos”, celebrando assim o 10º aniversário da associação que lhe deu origem.

Este vídeo é “o culminar de uma trilogia crescente sobre o carácter e a identidade do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em que o protagonismo é dado a quem produz a paisagem, cuida e vive dela e simultaneamente da sua ligação ao turismo e a importância do papel dos visitantes”, salienta a Rota Vicentina.

Não sendo um clássico vídeo promocional, alerta para a importância do papel do turismo na região, “partindo do princípio de responsabilidade partilhada entre quem tem um pedaço de terra na região e quem a visita, estabelecendo uma relação directa entre as escolhas de cada um e a forma como são determinantes para a paisagem”.

Marta Cabral, presidente da Associação Rota Vicentina, salienta que “esta peça de comunicação e promoção tem como ponto de partida a importância da economia local e da orgânica sociocultural para a preservação do potencial turístico da região. Há uma ligação indissociável entre paisagem, agricultura, floresta, pesca, consumo, comunidade local, o turismo e esta peça será um testemunho vivo da Rota Vicentina”.

Em 2012, a Rota Vicentina lançou o filme “Two Steps to Freedom”, que desafiava os turistas a conhecerem a autenticidade da região a pé.

Já em 2018, o segundo filme “Amor a esta terra” apelava já a uma reflexão e responsabilidade de todos nós impactos do turismo na região.

Danilo Warick, realizador de “A paisagem que escolhemos”, explica que “neste terceiro filme procurámos levar a mensagem mais longe numa homenagem às comunidades, ecossistemas e recursos, que devem ser protegidos e apoiados pelo comportamento de cada visitante da região. Este foi um filme tão genuíno quanto autêntico, não tem uma colecção de lindíssimas imagens, não é um filme com actores, com figurantes a fingir que estão a disfrutar… é muito real, sem recurso a drones ou planos comerciais para promover o destino. Foi um filme com os pés assentes na terra, pois é na terra que vemos todas as suas maravilhas, um frente-a-frente com a região, tal como a vemos quando a visitamos”.

O novo vídeo promocional dispensa voz off e abre caminho à composição e interpretação da artista local Mariana Root: “a maioria das canções foi composta aqui na região e só por isso já respira esse ar e estabelece uma relação direta com o que retrata o vídeo e com o seu propósito de criar um turismo mais sustentável e mais consciente…é à volta da terra, é uma música que convida a essa relação próxima com os seus elementos e com o espírito da terra… a liberdade das plantas, da biodiversidade, da beleza que é termos a nossa natureza autóctone”.

 

 

“A paisagem que escolhemos” é agora lançado ao público e visa impactar todos aqueles – residentes e visitantes, portugueses e estrangeiros – que estão mais alinhados com os valores da Associação do que num impacto de grande escala.

Em 2022, a Rota Vicentina registou o número médio de 30.800 caminhantes, um crescimento de cerca de 30% face a 2017, assinalando ainda um aumento de caminhantes e ciclistas que ficam mais de 15 dias na região, mais 14% quando comparado com 2017. O perfil de consumo está também a ser monitorizado, com 29% dos caminhantes a afirmar que consomem outro tipo de atividades na região.

Marta Cabral realça que “a este acréscimo de caminhantes na região, acresce também a nossa responsabilidade de comunicar o destino de forma alinhada com o património do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que é, nada mais, que ‘A paisagem que escolhemos”.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub