Os subprodutos da agroindústria na alimentação animal são tema de conferência da CEBAL

Sessão realiza-se online

“SubProMais – Utilização de subprodutos da agroindústria na alimentação animal” é o tema da próxima sessão do Ciclo de Conferências sobre produção animal circular promovido pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), no dia 27 de Junho, às 11h00. 

A sessão, que decorre online, será apresentada por Maria Teresa Dentinho, investigadora no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV – Pólo Santarém).

A sessão abordará os resultados obtidos da caracterização de subprodutos das regiões do Ribatejo e do Alentejo, que permitem aumentar a sua integração nas dietas de animais, contribuindo para reduzir os custos da alimentação animal e aumentar a rentabilidade das explorações pecuárias.

«As indústrias agroalimentares geram grandes quantidades de subprodutos, ou seja produtos secundários resultantes da atividade agrícola e do processo de fabrico, mas que são importantes fontes de nutrientes primários e de compostos bioativos que podem ser utilizados na alimentação animal», refere a CEBAL em nota.

De acordo com o Centro, a sessão «pretende dar a conhecer o conjunto de informação gerada no âmbito do Grupo Operacional SubProMais – Utilização de subprodutos da agroindústria na alimentação animal, relacionada com os subprodutos agroindustriais disponíveis na região do Ribatejo e Alentejo, como por exemplo, a capota da amêndoa, bagaço de azeitona, batata-doce, repiso de tomate, entre muitos outros».

«A transferência deste conhecimento pretende contribuir para aumentar a sustentabilidade dos setores agrícola e animal, com a redução dos custos com a alimentação animal, pela substituição de matérias-primas importadas e mais caras, e consequentemente aumentando o rendimento das empresas geradores de subprodutos pela sua valorização e pela redução dos custos associados com a sua eliminação», reforça a CEBAL.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub