Orçamento Participativo de Odemira reúne 23 propostas

Votação decorre durante o mês de Setembro

A população do concelho de Odemira apresentou um total de 23 propostas para investimentos públicos no âmbito do processo do Orçamento Participativo (OP) deste ano promovido pelo Município.

As propostas serão agora submetidas a análise técnica, que levará as propostas validadas à fase de votação, a decorrer durante o mês de Setembro, através de sms, na página online e em todas as Juntas de Freguesia.

Poderão votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos.

Nesta edição, a Câmara de Odemira voltou a lançar o desafio à população para a criação de respostas específicas às necessidades e desafios que enfrentam nas suas comunidades através da apresentação e votação de propostas de natureza material e imaterial, a concretizar pelo Município, no valor global de 300 mil euros.

Tendo em vista a coesão territorial, o Município de Odemira garante a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1500 habitantes, entre as propostas mais votadas da lista de ordenação final. Para estimular a participação da população, foram dinamizados Encontros de Participativos nas 13 freguesias, para esclarecimentos e para apresentação de propostas.

O Orçamento Participativo de Odemira tem como objetivo «potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho».

Dinamizado desde 2011, o OP de Odemira é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país, iniciando agora a sua 13ª edição consecutiva, assente na estratégia do Município de Odemira para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade.

 



Comentários

pub