Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner desporto portimao

 

A zona do Porto da Lama, uma importante estação arqueológica localizada na área da aldeia de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal, está a ser alvo de trabalhos após a descoberta de um grande painel de mosaicos que revela traços da existência de uma possível residência urbana de famílias abastadas, provavelmente pertencente a um senhor desta villa romana. 

De acordo com a Câmara de Alcácer do Sal, a zona do mosaico pertenceria, possivelmente, a um átrio e zona de lazer, que teria à sua volta uma sala de estar, uma sala de jantar, quartos e o escritório do dono da casa.

lagos marchas populares

«Adjacente a este espaço, foi também identificada uma zona de pavimento em mármore, que está ainda por escavar», refere a autarquia, acrescentando que «a zona do Porto da Lama era importantíssima naquele tempo, por estar localizada junto a um ribeiro que daria ligação à cidade de Alcácer».

A denúncia da localização do mosaico, numa zona identificada há cerca de 30 anos pelo Setor de Arqueologia do Município, foi feita em Abril do ano passado por um grupo de arqueólogas da autarquia e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), na sequência de uma intervenção da Associação de Regantes no local.

Ao abrigo da lei, a associação contratou uma empresa de arqueologia – a Archeo’Estudos, Investigação Arqueológica – que, com a direção da arqueóloga Margarida Figueiredo, ali tem trabalhado.

«Apesar de tudo, parte do espólio arqueológico presente no local terá sido destruído no decorrer da obra do canal», lamenta o Município. 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



infraquinta rumo à sustentabilidade
joana espadinha ao vivo no tempo

Também poderá gostar

Sul Informação - O que é que as Filipinas têm a ver com Castelo de Vide? E os «filhos do hipericão»?

O que é que as Filipinas têm a ver com Castelo de Vide? E os «filhos do hipericão»?

Sul Informação - Clube UNESCO de Beja volta a ter “Noites no Logradouro”

Clube UNESCO de Beja volta a ter “Noites no Logradouro”

Sul Informação - Neste espaço museológico de Cabeça Gorda, a brincadeira é “obrigatória”

Neste espaço museológico de Cabeça Gorda, a brincadeira é “obrigatória”