Jornadas Europeias de Arqueologia passam pelo Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo em Évora

Na sexta-feira e no sábado

Uma oficina de desenho de arqueologia e uma visita guiada estão marcadas para sexta-feira e sábado, dias 16 e 17, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC), em Évora, no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia.

Orientada pela professora da Universidade de Évora Susana Gómez Martínez, a oficina, intitulada “Desenhando no gabinete de arqueologia”, tem início às 10h30. A  participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia.

Sobre esta oficina, o Museu de Évora salienta que «os artefactos encontrados nas escavações proporcionam muita informação sobre como foram fabricados, comercializados e utilizados, dados que o arqueólogo deduz através de uma minuciosa análise».

O estudo das coleções de arqueologia implica «uma rigorosa observação que é registada em fichas descritivas, desenhos analíticos codificados e fotografias». O desafio é «descobrir o que nos dizem as peças conservadas no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e experimentar o desenho de peças arqueológicas com Susana Gómez Martínez, professora da Universidade de Évora».

Já a visita guiada, conduzida por Francisco Bilou, técnico superior do MNFMC, denomina-se “O Aqueduto de Sertório na epigrafia resendiana do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo” e arranca também às 10h30.

«André de Resende, em pleno contexto renascentista, foi o grande responsável por dar à refundação do Aqueduto da Água da Prata (1533-39) uma dimensão arqueológica, epigráfica e sobretudo ideológica. A partir da epigrafia resendiana do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e da visita ao vizinho Templo
Romano, essa história irá ser aclarada», acrescenta aquela estrutura museológica.

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub