Em Odemira, há viola campaniça e atividades na biblioteca a pensar nos mais novos

Atividades visam ocupar tempos livres dos mais novos, nas férias de Verão

Experimentar tocar a tradicional viola campaniça ou aproveitar as atividades que a Biblioteca Municipal tem para oferecer são duas escolhas que as crianças e jovens de Odemira têm, para ocupar os seus tempos livres, este Verão.

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de Julho, e até 31 de Agosto, o Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso promove mais uma edição do programa “Campaniça no Verão”, «dando a oportunidade aos habitantes e visitantes do concelho de experimentar o tradicional instrumento alentejano», segundo o Município de Odemira.

A iniciativa, destinada a crianças a partir dos seis anos, jovens e adultos mediante inscrição, contempla aulas de execução de viola campaniça nas localidades de Luzianes-Gare, São Martinho das Amoreiras, São Teotónio, Colos, Bicos, Sabóia e Santa Clara-a-Velha.

As aulas em Luzianes-Gare serão no Centro Social, às terças (14h00-16h00) e quintas-feiras (19h30-20h30 ), enquanto que em São Teotónio serão na Oficina de Viola Campaniça, às segundas-feiras (das 17h00 às 20h00).

O Pavilhão Multiusos de Colos acolhe as aulas às quartas (18h00-19h00) e quintas-feiras (16h00-17h30), ao passo que em Bicos terão lugar no Centro Social às quartas (19h30-20h30) e quintas-feiras (14h00-15h30).

Em Sabóia as aulas decorrem na Casa do Povo às quintas-feiras (17h00-18h00) e em Santa Clara-a-Velha no pavilhão da Junta de Freguesia, às quintas-feiras (18h15-19h15).

A Taberna “O Lagar” será o espaço para as aulas em São Martinho das Amoreiras, todas as terças (18h00-19h00) e quartas-feiras (16h00-17h00). Neste espaço funciona ainda a Oficina de Construção da Viola Campaniça, às quintas-feiras (das 9h00 às 12h30) e aos sábados (10h00-13h00).

Os interessados devem remeter a sua inscrição para [email protected] ou contactar 969 415 729 (Pedro Mestre) / 963 539 537 (Carlos Loução) / 918 626 014 (José Diogo Bento).

O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI) resulta de um consórcio formado pela Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Marinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.

 

 

Paralelamente, e também a partir da próxima semana, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, volta a promover o projeto “Biblioteca em férias”, «que durante os meses de julho e agosto possibilitará às crianças e jovens a partir dos 5 anos a participação em diferentes atividades lúdicas e pedagógicas em torno da literatura, música, ciência, animação e lazer».

Do programa fazem parte oficinas de máscaras de gesso e sombras chinesas, construção de fantoches, oficinas musicais e de histórias tradicionais. “

Nos dias 5 de Julho e 2 de Agosto, decorrerá a oficina de artes plásticas “O som das emoções”, dinamizada pela Associação Terra Batida.

Nas tardes de 26 de Julho e 9 de Agosto, o karaoke é “rei”. Os mais novos são desafiados para tardes a cantar e convidados a participar no Atelier Refazarte, promovido pela associação ZUT!.

«Na Biblioteca Municipal José Saramago também há histórias para um verão diferente. Artesã d’Estórias conta a história “A limpeza das fadas” a 12 de Julho, com uma oficina criativa onde se constroem mundos imaginários», segundo a autarquia odemirense.

“Dos pés à cabeça e da cabeça aos pés” é a sessão de movimento e música ao vivo dinamizada pela Associação Terra Batida agendada para 20 de Julho. A 8 de Agosto acontece a sessão “Ser e dançar em música” e a 21 e 28 de Agosto o convite vai para um atelier de pinturas em família.

Além das propostas de atividades gratuitas, que decorrem sempre a partir das 14h30 horas, a Biblioteca Municipal adapta o seu funcionamento para as férias de verão. Entre os dias 1 de Julho e 31 de Agosto, a Biblioteca Municipal abre ao público de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, encerrando aos sábados, domingos e feriados.

Em Setembro, a festa continua com a comemoração do 23º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, «que vai oferecer a toda a população um programa cultural com várias atividades, especialmente para o público mais jovem, numa iniciativa que se insere no âmbito do evento “Setembro, uma imersão cultural”».

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub