Experimentar tocar a tradicional viola campaniça ou aproveitar as atividades que a Biblioteca Municipal tem para oferecer são duas escolhas que as crianças e jovens de Odemira têm, para ocupar os seus tempos livres, este Verão.
A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de Julho, e até 31 de Agosto, o Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso promove mais uma edição do programa “Campaniça no Verão”, «dando a oportunidade aos habitantes e visitantes do concelho de experimentar o tradicional instrumento alentejano», segundo o Município de Odemira.
A iniciativa, destinada a crianças a partir dos seis anos, jovens e adultos mediante inscrição, contempla aulas de execução de viola campaniça nas localidades de Luzianes-Gare, São Martinho das Amoreiras, São Teotónio, Colos, Bicos, Sabóia e Santa Clara-a-Velha.
As aulas em Luzianes-Gare serão no Centro Social, às terças (14h00-16h00) e quintas-feiras (19h30-20h30 ), enquanto que em São Teotónio serão na Oficina de Viola Campaniça, às segundas-feiras (das 17h00 às 20h00).
O Pavilhão Multiusos de Colos acolhe as aulas às quartas (18h00-19h00) e quintas-feiras (16h00-17h30), ao passo que em Bicos terão lugar no Centro Social às quartas (19h30-20h30) e quintas-feiras (14h00-15h30).
Em Sabóia as aulas decorrem na Casa do Povo às quintas-feiras (17h00-18h00) e em Santa Clara-a-Velha no pavilhão da Junta de Freguesia, às quintas-feiras (18h15-19h15).
A Taberna “O Lagar” será o espaço para as aulas em São Martinho das Amoreiras, todas as terças (18h00-19h00) e quartas-feiras (16h00-17h00). Neste espaço funciona ainda a Oficina de Construção da Viola Campaniça, às quintas-feiras (das 9h00 às 12h30) e aos sábados (10h00-13h00).
Os interessados devem remeter a sua inscrição para centroviolacampanica@gmail.com ou contactar 969 415 729 (Pedro Mestre) / 963 539 537 (Carlos Loução) / 918 626 014 (José Diogo Bento).
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI) resulta de um consórcio formado pela Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Marinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.
Paralelamente, e também a partir da próxima semana, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, volta a promover o projeto “Biblioteca em férias”, «que durante os meses de julho e agosto possibilitará às crianças e jovens a partir dos 5 anos a participação em diferentes atividades lúdicas e pedagógicas em torno da literatura, música, ciência, animação e lazer».
Do programa fazem parte oficinas de máscaras de gesso e sombras chinesas, construção de fantoches, oficinas musicais e de histórias tradicionais. “
Nos dias 5 de Julho e 2 de Agosto, decorrerá a oficina de artes plásticas “O som das emoções”, dinamizada pela Associação Terra Batida.
Nas tardes de 26 de Julho e 9 de Agosto, o karaoke é “rei”. Os mais novos são desafiados para tardes a cantar e convidados a participar no Atelier Refazarte, promovido pela associação ZUT!.
«Na Biblioteca Municipal José Saramago também há histórias para um verão diferente. Artesã d’Estórias conta a história “A limpeza das fadas” a 12 de Julho, com uma oficina criativa onde se constroem mundos imaginários», segundo a autarquia odemirense.
“Dos pés à cabeça e da cabeça aos pés” é a sessão de movimento e música ao vivo dinamizada pela Associação Terra Batida agendada para 20 de Julho. A 8 de Agosto acontece a sessão “Ser e dançar em música” e a 21 e 28 de Agosto o convite vai para um atelier de pinturas em família.
Além das propostas de atividades gratuitas, que decorrem sempre a partir das 14h30 horas, a Biblioteca Municipal adapta o seu funcionamento para as férias de verão. Entre os dias 1 de Julho e 31 de Agosto, a Biblioteca Municipal abre ao público de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, encerrando aos sábados, domingos e feriados.
Em Setembro, a festa continua com a comemoração do 23º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, «que vai oferecer a toda a população um programa cultural com várias atividades, especialmente para o público mais jovem, numa iniciativa que se insere no âmbito do evento “Setembro, uma imersão cultural”».
Comentários