Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O projeto piloto de criação de uma Comunidade de Energia Renovável na Culatra, que está a ser promovido pela C-Coop, no âmbito do projeto Culatra2030, venceu os Prémios Verdes da Revista Visão e Águas Portugal, na categoria Energias Verdes.

O prémio foi entregue a Jóni dos Santos, presidente da C-Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Culatra, a entidade promotora do projeto “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”, aprovado pela ERSE em Janeiro de 2023, e a André Pacheco, coordenador da iniciativa Culatra2030 e investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, numa cerimónia que teve lugar em Lisboa, na segunda-feira, dia 5.

Segundo André Pacheco, este prémio «significa o reconhecimento da sociedade civil do trabalho feito no Núcleo Piscatório da Ilha da Culatra em prol da sustentabilidade ambiental do território».

festival do marisco de olhao

«Sobretudo, é um incentivo à C-Coop, formada exclusivamente por culatrenses, cooperativa que capitalizará os resultados do Culatra2030, a continuar a trilhar o caminho iniciado em 2019», acrescentou.

 

Sul Informação

 

Para o coordenador do Culatra2030, o reconhecimento público de boas práticas «une a comunidade em torno de um objetivo comum e é fundamental para a Culatra se adaptar de forma sustentável ao território que habita, em pleno Parque Natural da Ria Formosa».

Essa adaptação passa por «encontrar novos mecanismos de responsabilidade social e ambiental, como a criação de um mercado descentralizado de energia renovável na ilha, boas práticas de economia circular, de gestão de água e dos resíduos», tornando a Culatra «mais resiliente a futuros cenários de alterações climáticas».

O projeto “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável” conta já com cinco instalações fotovoltaicas que cobrem 25% das necessidades energéticas da ilha, uma unidade de armazenamento de eletricidade e um barco movido a energia solar. Este projeto integra, ainda, um modelo de gestão de resíduos de água, além de criar novos mecanismos de responsabilidade social.

A Ilha da Culatra é uma das seis ilhas piloto que vai receber apoio do Secretariado Europeu para a energia limpa nas ilhas. A criação de uma Agenda de Transição Energética nesta ilha da Ria Formosa, no Algarve, posicionará a região como centro de excelência em investigação e formação em energias renováveis.

Pretende-se ainda criar pontes efetivas entre a comunidade local, a investigação no setor renovável e as empresas, promovendo a sustentabilidade ambiental e a adaptação da ilha às alterações climáticas.

Na mesma cerimónia, a algarvia Joana Schenker recebeu uma menção honrosa na categoria Inspiração, graças ao seu projeto “Schenker School Tour”, no âmbito do qual, e com o apoio da Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa, as suas palestras chegaram «a mais de 12.700 alunos por todo o país, inspirando e aproximando milhares de jovens das temáticas ligadas ao oceano», segundo a Associação Bodyboard Sagres.

Esta foi a 2ª edição dos Prémios Verdes, que, segundo os seus promotores, se destinam «a premiar pessoas individuais, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente».

Outro objetivo da iniciativa é «reconhecer, divulgar e premiar boas práticas e exemplos de excelência que se destacam pelo seu contributo para o ambiente e desenvolvimento sustentável, no quadro da atual emergência climática».

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Apresentação SA Fórum 2025 Morangos (1)

Semana Académica terá mais barraquinhas e uma inédita Queima das Fitas

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Sessão dá a conhecer novo Plano Social para o Clima em Faro