CEBAL promove workshop “Dieta Mediterrânica – uma tendência sustentável”

Nas comemorações do aniversário de Castro Verde a Reserva Mundial da Biosfera

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) organiza no sábado, dia 17 de Junho, o workshop “Dieta Mediterrânica – uma tendência sustentável”, inserido nas comemorações do 6º aniversário da classificação de Castro Verde como Reserva Mundial da Biosfera.

O workshop, organizado em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo), a Universidade do Algarve (UAlg) e o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC-RI), começa às 10h00 de sábado, no Posto de Turismo de Castro Verde, e estende-se depois ao mercado da vila, «numa abordagem itinerante e de proximidade com os consumidores e produtores, com o objetivo de promover os conceitos e práticas da Dieta Mediterrânica».

Reconhecida pela UNESCO desde 4 de dezembro de 2013 como Património Cultural Imaterial da Humanidade, após uma candidatura que envolveu vários países com culturas mediterrânicas milenares, incluindo Portugal, a Dieta Mediterrânica é considerada pela Organização Mundial de Saúde um padrão alimentar de excelência pela sua qualidade nutricional e importância na prevenção das doenças e promoção da saúde comunitária.

E, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, é considerada uma dieta amiga do ambiente, resiliente às alterações climáticas e indicada como um bom exemplo de dieta sustentável.

Neste workshop, cujo objetivo é promover a adoção da Dieta Mediterrânica, são convidadas Sara Cruz (DRAP Alentejo), que apresentará o plano de ação do Conselho Regional do Alentejo para a Dieta Mediterrânica focado na sua valorização e salvaguarda.

Por seu lado, Nídia Braz (UAlg/ABC-RI) fará a apresentação e identificação dos conceitos da Dieta Mediterrânica, num contexto dinâmico e informal pelo mercado de produtos alimentares da vila de Castro Verde.

O workshop -“Dieta Mediterrânica – uma tendência sustentável” enquadra-se numa série de eventos, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, destina-se ao público em geral e pretende valorizar a produção local através do consumo sustentável conseguido quando se segue o padrão da Dieta Mediterrânica.

As inscrições para o workshop são gratuitas, mas obrigatórias, através do formulário que pode ser obtido clicando aqui ou usando o QRCode no programa.

Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia para o Sector Agroalimentar – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub