CEBAL convida a meter as “Mãos na Massa-Mãe” com workshop em Beja

No dia 26 de Junho, às 9h30, na Planta Piloto da Escola Superior Agrária do IPBeja

“Mãos nas Massa-Mãe” será o workshop realizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), juntamente com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), no dia 26 de Junho, às 9h30, na Planta Piloto da Escola Superior Agrária do IPBeja.

O workshop será focado na tecnologia de fermentação lenta e uso de massa-mãe no fabrico de pão, e permitirá aos participantes “pôr a mão na massa”, confecionar e degustar os seus próprios pães.

Segundo a CEBAL, neste workshop, conduzido pela investigadora Viviani Rocha, será discutido e comprovado pelos próprios participantes os benefícios da tecnologia ancestral de fermentação lenta e uso de massa-mãe no fabrico de pão.

«Com a revolução industrial e o contexto do tempo é dinheiro, as fermentações lentas foram substituídas pelo uso de aditivos químicos e excesso de fermento para acelerar um processo que precisa de tempo. A crescente procura dos consumidores por alimentos benéficos para a saúde, faz com que o retorno à tecnologia de fermentação lenta no fabrico de pães tenha todo o sentido», explica Viviani Rocha.

O workshop com duração de um dia permitirá aos participantes confecionar os seus próprios pães de fermentação lenta, usando tanto massa-mãe como fermento comercial, passando por três fases distintas: a preparação das massas, a modelagem e fermentação final e o cozimento do pão.

Por fim, os participantes poderão provar os produtos por si confecionados de modo a conseguirem perceber as diferenças no gosto, textura e aspeto dos pães.

O workshop enquadra-se numa série de eventos a acontecer em diferentes locais do Alentejo, focados na disseminação de inovação e conhecimento no setor da panificação, mas não só, é também destinado às empresas e associações do setor, empreendedores, e público em geral.

As inscrições para são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas aqui.

Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia para o Sector Agroalimentar – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.

 

 



Comentários

pub