Câmara de Beja envolve Assembleia Municipal na finalização da revisão do PDM

Câmara apresentou a sua proposta de revisão do PDM aos deputados municipais para preparar «decisões futuras sobre este importante processo»

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A versão final do Plano Diretor Municipal (PDM) de Beja foi apresentado à Assembleia Municipal durante uma sessão que visou «facilitar a análise do processo» e  «esclarecer dúvidas que possam surgir sobre o seu conteúdo, preparando as decisões futuras sobre este importante processo», anunciou a Câmara de Beja.

A proposta de alteração do PDM está neste momento a ser finalizada pelo executivo municipal,  na sequência do período de discussão pública do documento, que decorreu entre os dias de 20 Março e 3 de Maio e durante o qual foram apresentadas 38 participações, que foram «ponderadas».

O relatório dessa discussão pública está concluído e identifica «as questões colocadas, as análises efetuadas e as entidades consultadas neste âmbito. encontrando-se a ser preparada a versão final da proposta de alteração do plano que a Câmara Municipal irá propor para aprovação à Assembleia Municipal».

O processo em curso de alteração do Plano Diretor Municipal de Beja, resulta da obrigação legal de o adaptar às novas regras de classificação e qualificação do solo contidas do decreto regulamentar 15/2015 de 19 de Agosto, dando assim cumprimento ao estabelecido na nova lei de bases da política de solos, de ordenamento do território e de urbanismo.

Este processo incorporou também a redefinição da REN de acordo com as novas regras ditadas pela respetiva lei habilitante, a introdução de um verdadeiro sistema de perequação com regras específicas, e ainda correções materiais, clarificação e aprofundamento de regras cuja necessidade foi detetada na sequência da sua aplicação.

«Como não foram postos em causa os objetivos estratégicos do plano foi possível obter dispensa da submissão do processo a avaliação ambiental estratégica», concluiu a Câmara de Beja.

 

 



Comentários

pub