Aprenda a fermentar couve e outros vegetais num workshop em Odemira

Promovido pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL)

Conhece o kimchi coreano? Ou a choucroute da Alsácia francesa (ou sauerkraut, na vizinha Alemanha)? Em ambos os casos, trata-se de conservas de couve fermentada (ou outros legumes), típicas da gastronomia de cada um desses países.

Saiba que o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), em conjunto com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Câmara Municipal de Odemira, vai realizar o workshop “Quem não Arrisca não Petisca: Fermentação de Vegetais”, no dia 21 de Junho, às 14h30, na Biblioteca de Odemira.

Nesta sessão, será abordada a fermentação, uma tecnologia agroalimentar que valoriza excedentes vegetais, criando novos produtos alimentares saudáveis e nutritivos.

Os participantes terão oportunidade de aplicar na prática a tecnologia apresentada e confecionar os seus próprios produtos.

Será convidada deste workshop Catarina Prista do ISA, que fará a transferência de conhecimento acerca do uso da tecnologia de fermentação lática de vegetais – um tipo de fermentação que é realizado por bactérias que fermentam o leite – para obter produtos alimentares apelativos, nutritivos, saudáveis e de conceito clean label, ou seja produzidos com poucos ingredientes e que não possuem aditivos químicos, como corantes, conservantes, e estabilizantes.

Os participantes terão a possibilidade de aprender a preparar um fermentado à base de couve.

Ficarão também a conhecer o projeto FermentedVegAlgae, que promove a circularidade no setor hortofrutícola pelo aproveitamento dos seus subprodutos, mas também pela valorização dos recursos marinhos.

Segundo o CEBAL, «este tipo de inovações torna-se particularmente relevante dado o crescente interesse do consumidor por soluções mais “naturais” em detrimento de alternativas mais processadas».

Além disso, o setor hortofrutícola «gera grandes quantidades de excedentes vegetais ao longo da cadeia produtiva, provenientes do campo, do processamento ou de produtos não conformes, o que acarreta elevados custos ambientais e financeiros».

Odemira é a anfitriã deste evento, uma vez que esta região alentejana tem atualmente grande relevo na produção de hortofrutícolas, pelo que novas estratégias e soluções de valor acrescentado relacionadas com o setor são uma mais valia.

As inscrições para o workshop são gratuitas, mas obrigatórias, através do formulário a que se pode aceder clicando aqui ou através do QR Code no programa.

O workshop “Quem não Arrisca não Petisca: Fermentação de Vegetais” enquadra-se numa série de eventos, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, e destina-se a empresas, empresários e associações do setor, empreendedores e público em geral.

Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia para o Sector Agroalimentar – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface” desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.

Enquadra-se ainda no âmbito do projeto “FermentedVegAlgae – Desenvolvimento de produtos fermentados inovadores a partir de algas e vegetais” desenvolvido pela Mendes Gonçalves SA, SONAE MC – Serviços Partilhados SA, e ISA – Instituto Superior de Agronomia, cofinanciado pelo Compete 2020, Lisboa 2020, Portugal 2020, Fundo Social Europeu e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub