Vinhos do Alentejo regressam a Lisboa com mais de 450 vinhos em prova

Amantes da vinha e do vinho vão ter a oportunidade de provar mais de 450 dos melhores vinhos produzidos pelos 56 produtores da região alentejana

Os Vinhos do Alentejo estão de volta à capital para brindar à 13ª edição de um dos mais importantes eventos do setor vinícola em Portugal. A iniciativa “Vinhos do Alentejo em Lisboa” está marcada para os dias 2 e 3 de junho no CCB – Centro Cultural de Belém.

Desde brancos, tintos e rosés a espumantes e vinhos licorosos, a partir das 16h00 de sexta-feira, 2 de junho, os amantes da vinha e do vinho vão ter a oportunidade de provar mais de 450 dos melhores vinhos produzidos pelos 56 produtores da região alentejana.

Já no sábado, 3 de junho, o CCB abre portas às 15h00, encerrando, nos dois dias de evento, às 21h00.

«A montra de divulgação dos néctares alentejanos honra o compromisso da região com a sustentabilidade, ao reutilizar todos os materiais e bancas presentes nos eventos realizados em 2022, em Lisboa e no Porto. Desta forma, os Vinhos do Alentejo pretendem minimizar o impacto ambiental habitual deste tipo de eventos e contribuir para um futuro ainda mais sustentável», explicam os promotores.

Promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), na sexta-feira, 2 de junho, o evento conta ainda com seminários e palestras relacionadas com as castas e as particularidades dos vinhos da região e do Vinho de Talha, pelas palavras do orador Luís Pedro Amorim, diretor da Câmara de Provadores da CVRA.

Já no sábado, 3 de junho, estarão vários produtores alentejanos com certificação de produção sustentável e, também, Joana Faria, diretora executiva do Forest Stewardship Council (FSC) Portugal em sessões vocacionadas para a sustentabilidade e as boas práticas que podem ser implementadas das vinhas às adegas, para o futuro da natureza. Por fim, Vicente Themudo de Castro, consultor, jornalista e responsável pela área de vinhos do Grupo Albatroz, numa sessão de food pairing, vai revelar os pares perfeitos para os vinhos.

Os bilhetes já podem ser adquiridos através de ticketline.pt, por 10 euros, e estarão também disponíveis para compra na entrada do CCB, a 12 euros por pessoa. Estes valores incluem um copo reutilizável e a prova de todos os vinhos presentes.

 

PROGRAMA
Sexta-feira, 02 de junho
16h00 – Abertura de portas do “Vinhos do Alentejo em Lisboa”
17h30 – Sessão “Vinho de Talha, uma tradição milenar”
19h30 – Sessão “Desperte os sentidos! Aromas e sabores no vinho”
21h00 – Encerramento do evento

Sábado, 19 de novembro
15h00 – Abertura de portas do “Vinhos do Alentejo em Lisboa”
16h00 – Sessão sobre o Selo de Produção Sustentável do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA)
18h00 – Sessão “E se o seu vinho de eleição contribuísse para ajudar a cuidar da nossa Floresta?”
19h30 – Workshop de food pairing
21h00 – Encerramento do evento

 

PRODUTORES PRESENTES:
Ervideira; Monte do Álamo; Adega de Borba; Herdade Grande; Herdade das Servas; Herdade dos Grous; Casa de Sabicos; Torre de Palma; Monte da Raposinha; Fundação Eugénio de Almeida; Herdade dos Machados; Elite Vinhos; Herdade da Mingorra; Lima Mayer & Companhia; António Maçanita; Herdade dos Coteis; Mamoré de Borba – Sovibor; Mouchão; Tiago Cabaço Winery; Herdade Paço do Conde; Esporão; Tapada de Coelheiros; Dona Maria; Saturno; Comenda Grande; Morais Rocha; Carmim/Reguengos; Herdade da Malhadinha Nova; Medeiros; Adega de Juromenha; Adega Mayor; Casa Agrícola Hmr, Pousio Vidigueira; Luís Duarte Vinhos; Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito; Herdade da Lisboa; Ímpar; Figueirinha; Herdade do Freixo; RG Rovisco Garcia; Aromas do Sul; Herdade dos Casarões – Divai; Bacalhôa Vinhos de Portugal; Quinta do Quetzal; Reynolds Wine Growers; Monte das Bagas de Ouro; Paulo Laureano; Nunes Barata Vinhos; Guadelim; Torre do Frade & Virgo; J Costa Vargas; Adega de Redondo; Internacional Vinhos; Abegoaria; Quinta do Paral; Casa Relvas; Herdade da Ajuda.

 



Comentários

pub