“Tudo farinha do mesmo saco?”: CEBAL promove Workshop em Beja

No dia 24 de Maio, entre as 10h00 e as 12h30

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e a Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC) 24 Maio, às 10h00, o workshop “Tudo farinha do mesmo saco”, no Auditório da Escola Superior Agrária do IPBeja.

Este workshop, focado no setor da panificação, «pretende disseminar o conhecimento e a inovação ao nível das farinhas e incluiu uma componente prática para todos os participantes sobre a avaliação da qualidade dos cereais e farinhas», refere a CEBAL.

São convidados a Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC), promotora da marca “Cereais do Alentejo”, e os docentes do IPBeja, Manuel Patanita, Natividade Costa e Elizabete Rosa.

Neste workshop, a ANPOC, na pessoa de Astride Monteiro, apresentará o processo de criação e desenvolvimento da marca “Cereais do Alentejo”, «uma marca de sucesso que foi registada pela associação como selo distintivo» das culturas cerealíferas (ex:trigo), proteaginosas (ex: grão) ou oleaginosas (ex: girassol), produzidas na região Alentejo e sujeitas a regras de qualidade e de rastreabilidade.

De acordo com a CEBAL, os ideais da marca passam pelo reforço contínuo do trabalho em fileira, integrando a investigação, produção, transformação e distribuição. Além disso, «promove uma comunicação mais assertiva e transparente fazendo com que o consumidor compreenda as mais-valias de consumir produtos com “Cereais do Alentejo”.

Para mostrar que as farinhas não são todas iguais, Manuel Patanita, docente do IPBeja, irá abordar os diferentes tipos de cereais e os seus usos, num contexto de controlo de qualidade. Esta abordagem será complementada com uma sessão prática de avaliação da qualidade dos cereais e farinhas, conduzida pelas docentes Natividade Costa e Elizabete Rosa do IPBeja.

O workshop enquadra-se numa série de eventos, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, focados na disseminação de inovação e conhecimento no setor da panificação, mas não só, e é destinado às empresas e associações do setor, empreendedores, e público em geral.

As inscrições para o webinar são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento deste formulário.

 

 



Comentários

pub