Oficina de Cante Alentejano dá Prémio Autarquia do Ano a Ourique

Projeto foi premiado na categoria educação e na subcategoria dos incentivos ao sucesso escolar

Cante nas escolas de Ourique – Imagem de Arquivo

O Munícipio de Ourique foi galardoado com o Prémio Autarquia do Ano 2023, na categoria Educação, devido ao projeto “Educar para a arte – Oficina de Cante Alentejano”.

A autarquia ouriquense foi distinguida pelo Lisbon Awards Group e pelo jornal ECO, que atribuem este prémio, na subcategoria dos incentivos ao sucesso escolar.

A Câmara de Ourique «felicita a mobilização e o trabalho de todos os intervenientes no projeto premiado que é uma das expressões do investimento municipal em educação e na valorização das marcas de identidade da nossa comunidade e território rural».

A autarquia já vem a apostar na transmissão do Cante Alentejano nas escolas. Em 2018 lançou o projeto “ À descoberta do Saber”, uma iniciativa que foi financiada pelos planos inovadores de combate ao insucesso escolar e que promoveu «um conjunto de atividades de caráter pontual e regular aos alunos do Concelho de Ourique», segundo a autarquia.

«No ano 2021, após um período de adaptação à Pandemia Covid-19, devido ao cancelamento de muitas atividades, e fundamentalmente ao afastamento físico das crianças, o Município de Ourique disponibilizou por via do seu Projeto Educativo Municipal, o Projeto Educar pela Arte, onde integra, além de outras atividades, as Oficinas de Cante Alentejano, tendo como referência o trabalho já desenvolvido no âmbito do projeto “ À descoberta do Saber”.

«Independentemente das crianças que participaram virem a ser ou não cantadores, vão transportar consigo e dar continuidade a esta tradição. Nas atividades não se fala só das modas, mas também, do que é que elas significam, e, portanto, há toda uma aprendizagem e uma ligação à cultura do Alentejo», explica a Câmara de Ourique.

Este é um projeto liderado pelo professor José Diogo Bento, músico e formador de Cante Alentejano, um “filho da terra” que canta desde os 3 anos, em articulação com os professores titulares de turma e professores das atividades extracurriculares, que asseguram a contextualização necessária ao desenvolvimento das Oficinas em contexto educativo.

O Prémio Autarquia do Ano «nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público».

No Baixo Alentejo, também a Câmara de Serpa foi premiada, com o projeto “Turismo de natureza na Serra de Serpa”, na categoria Turismo/Turismo Ecológico e de Natureza.

Saiba aqui quais foram os municípios galardoados em 2023.

 



Comentários

pub