Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
corrida fotográfica

Lagoa vai acolher o primeiro Dia de Vyshyvanka, organizado pelo grupo ID-humana em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, no dia 20 de Maio, no Auditório e Claustro do Centro Cultural Convento de São José. O evento tem início às 17h00.

O Dia de Vyshyvanka é um dia internacional que visa preservar as tradições populares ucranianas de criar e usar roupas étnicas bordadas, chamadas vyshyvankas.

A data é diferente a cada ano, pois é comemorada na terceira quinta-feira de maio.

recrutamento zoomarine 2025

A iniciativa é promovida pelo grupo ID-humana, que surgiu a 28 de Fevereiro de 2022, em Lagoa, com a criação do Centro de Apoio à Ucrânia.

«Desde então, continuamos a apoiar não só os migrantes ucranianos, mas também migrantes de outros países, mesmo além mar. Neste sentido, e percebendo que ainda há muito trabalho a ser feito, o grupo pretende registar-se oficialmente e constituir uma organização sem fins lucrativos, o Centro das Comunidades, cujo principal objetivo é desenvolver projetos sociais e culturais que consolidem a igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos, garantindo o desenvolvimento social e cultural», explicam os promotores.

«Comprometemo-nos a lançar e implementar iniciativas que dinamizem, revelem e apoiem a cultura dos povos, aqui e no estrangeiro», acrescentam.

Nesta primeira celebração, o objetivo é também «juntar as comunidades», pelo que a organização desafia a «vestir uma Vyshyvanka!». É que esta camisa tradicional ucraniana bordada é a «armadura espiritual para defender a liberdade, a dignidade e os valores ucranianos do mundo livre».

Na festa, atuará a jovem banda de música tradicional ucraniana, a banda «Lita».

Apesar de ainda jovens, os Lita carregam nas suas vozes toda a sabedoria dos seus antepassados.

«Numa vibração inexplicavelmente poderosa, têm a capacidade de nos fazer conectar com as origens ucranianas. Cantares polifónicos sobre amor, destino e humor. São canções recolhidas em expedições etnográficas que prometem tocar a alma e fazer sorrir o coração. – master class de canto tradicional ucraniano O caminho mais tradicional, e também mais eficaz, de experienciar o canto autêntico passa através da participação ativa na sua aprendizagem oral. Ao aprender canções antigas, terá a oportunidade de sentir o poder da música ucraniana, esculpida durante séculos, através da sua própria voz».

Hretchaneke, balamut, oira, hopak são os nomes de algumas das danças que irão ser guiadas durante esta oficina.

A banda é composta por Lita Kateryna Sidelnykova, Sofiia Tsyvinska, Ivanna Korzh (vozes, flautas, violino e baixo), Danylo Kliutsko (bandura, voz e percussão) e Denys Stetsenko (coreográfo das danças e violino).

 



jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

viaturas_ana mula

Espetáculo «Viaturas» de Ana Mula faz a sua estreia absoluta em Lagoa

Rancho Folclórico do Calvário

60 anos do Rancho Folclórico do Calvário motivam conferência

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia