Historiador António Martins Quaresma fala em Beja sobre a charneca de Odemira

Conferência tem entrada livre

“A charneca de Odemira: Uma paisagem particular. Perspetiva diacrónica” é o tema da conferência do historiador António Martins Quaresma, que se realiza no dia 1 de Junho, quinta-feira, às 21h30, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

A conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, contando com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e da Universidade Sénior de Beja.

Este ciclo de conferências pretende ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

O grande concelho de Odemira distribuía-se tradicionalmente, segundo as gentes locais, em duas sub-regiões: a “serra” e a “charneca”. Esta divisão resultava da consciência da existência de espaços diferentes, sob vários pontos de vista: relevo, pedologia, flora e até clima – e consequentemente do seu aproveitamento económico.

Por inícios do século XX, também na Charneca começaram a ocorrer arroteamentos, sobretudo destinados à cerealicultura, que a política agrária do Estado Novo, perseguindo a autarcia, acentuou.

O último e significativo impulso transformador verificou-se com a criação do Perímetro de Rega do Mira, abastecido pela barragem de Santa Clara (1968).

O percurso pelas mudanças verificadas desde o século XVIII ao XX é o objeto da presente conferência.

 



Comentários

pub