Dois violinos, fontes de vida e agricultura exemplar são tema do Terras sem Sombra

Concerto em Castelo de Vide é oportunidade para ver em palco um violino histórico de 1778, instrumento da coleção do Estado Húngaro

Fonte da Vila – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Festival Terras sem Sombra apresenta-se, no próximo fim de semana de 27 e 28 de Maio, na sua tríplice dimensão de atividades – Música, o Património e a Biodiversidade – no concelho norte alentejano de Castelo de Vide.

Num programa excecional, com a parceria do município local e de instituições da Hungria, há a destacar, no sábado, o concerto para dois violinos, que percorre um repertório musical de cinco séculos, a visita às fontes de água da vila alentejana, berços de vida e de histórias e ainda, no domingo, o périplo a uma quinta agrícola com origens no século XIX, um exemplar modelo de desenvolvimento local.

 

Igreja do convento de S. Francisco

 

“Diálogos Infinitos: Um Repertório para Dois Violinos” é o título do concerto que leva os intérpretes provenientes de Budapeste, Vilmos Szabadi e Boglárka Farkas, à igreja do convento de S. Francisco, magnífico templo cujas origens remontam ao século XVI.

Na noite castelo-vidense de 27 de Maio (21h30), a dupla de violinistas interpreta, entre outras, peças de Jean-Maria Leclair, Ignaz Josef Pleyel e Alexander Rolla, num repertório que se estende do século XVII ao século XXI, com destaque para compositores consagrados húngaros, como György Ligeti ou o virtuoso do violino Franz von Vecsey.

Artista de Mérito da República da Hungria, o violinista Vilmos Szabadi granjeou os Prémios Liszt, Bartók, Pásztory, Príma, Hungaraton, e duas vezes o Prémio do Festival MIDEM de Cannes. É professor do Departamento de Violino da Academia de Música Ferenc Liszt de Budapeste.

Numa carreira iniciada na década de 1988, já se apresentou, entre outras, com a Orquestra Filarmónica Real Britânica, a Orquestra Filarmónica da BBC e a Orquestra dos Concertos da Irlanda.

Em 1995, tocou o violino Stradivari da Família Real de Espanha no palco do Auditório Nacional em Madrid. Até hoje, foram lançadas seis dezenas de CD/LP/CDV com o seu nome.

O seu instrumento é um violino de Cremona, construído pelo luthier Laurentius Storioni no ano 1778, cujo trabalho foi influenciado por mestres anteriores como Giovanni Battista Guadagnini e Tommaso Balestrieri. Trata-se de um instrumento da coleção do Estado Húngaro.

Nascida em 1998, a violinista húngara Boglárka Farkas está a concluir a formação, no mais alto grau, na Academia de Música Ferenc Liszt, de Budapeste, com a especialização em Música de Câmara.

Já tocou em contextos tão significativos como a série “Artistas viajantes pelo mundo”, da Rádio Bartók, assim como em programas de música clássica de outras emissoras. Participou também na série de concertos jubilares de Vilmos Szabadi.

 

Castelo de Vide – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

A anteceder o concerto, a tarde de sábado, 27 de Maio (15h00), reserva a todos quantos se juntarem à atividade do Património, um singular périplo. “Fons Vitae: O Património Aquático de Castelo de Vide”, com ponto de encontro no Jardim Grande, leva à descoberta do riquíssimo conjunto de fontes da vila e envolvente, numa prova dos recursos hídricos da localidade.

Uma riqueza patenteada em estruturas monumentais, algumas de elevado valor artístico, como a Fonte da Mealhada, a Fonte do Martinho, a Fonte Nova e a incontornável Fonte da Vila, cujo papel no planeamento urbano da antiga judiaria é inegável, estando toda a envolvência desenvolvida em sua função; dela partem cinco ruas e cinco ruas a ela vão ter.

O périplo pelo património hídrico castelo-vidense inclui a visita à exploração da Vitalis, cujas águas brotam de maciços quartzíticos, circulando numa intricada rede de fraturas na rocha.

 

Quinta do Prado
Quinta do Prado

 

O segundo fim-de-semana da presente temporada do Festival Terras sem Sombra tem o epílogo na jornada da manhã de domingo, 28 de Maio (9h30).

“Da Agricultura à Biodiversidade: A Granja do Prado e o Legado de João José Le Coq” é o título da visita com ponto de encontro no Jardim Grande.

A atividade evoca a vida e obra de João José Le Coq (1798-1879), comendador da Ordem de Cristo, diretor da Litografia Régia, diretor e professor da Escola Normal que, em 1838, adquiriu propriedades em Castelo de Vide.

Entre estas destacava-se a vastíssima Quinta do Prado, tornada modelo de lavoura. A fama desta propriedade atraiu altas personalidades, que lhe teciam os maiores elogios face ao aproveitamento daquelas terras, nomeadamente a captação de água para a rega de novas culturas instaladas e modelo de envolvimento dos trabalhadores rurais. Da Quinta do Prado, diz-se ter sido palco para a produção do primeiro espumante feito em Portugal.

O Festival Terras sem Sombra agenda o seu momento seguinte a 24 e 25 de Junho, com as atividades programadas para o concelho de Mourão. Desta forma, a 24 de Junho (15h00), a visita faz-se à Aldeia da Luz, sob o tema “Pretérito Passado: O Museu da Luz e a Memória”.

Nesse mesmo dia, às 21h30, a igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias acolhe um dos nomes maiores da pianística internacional, o filipino Raul Sunico, num concerto intitulado “A Choice: Páginas para Piano no Oriente e no Ocidente”.

A manhã de domingo, 25 de Junho (9h30) reserva uma visita sob o tema “Uma Agricultura Exigente: A Produção de Ervas Aromáticas”.

A programação da 19.ª temporada do Festival retoma em Setembro do presente ano, para se prolongar até Dezembro, com eventos em Beja (9 e 10 de Setembro), Santiago do Cacém (23 e 24 de Setembro), Odemira (14 e 15 de Outubro), Vidigueira (28 e 29 de Outubro), Arraiolos (11 e 12 de Novembro), Montemor-o-Novo (2 e 3 de Dezembro) e Sines (data a confirmar).

 

MÚSICA
Castelo de Vide
27 de Maio, 21h30
Local: Igreja do Convento de S. Francisco

Violino VILMOS SZABADI
Violino BOGLÁRKA FARKAS

Programa
“Diálogos Infinitos: Um Repertório para Dois Violinos”

Jean Marie Leclair [1697-1764]
Sonata para Dois Violinos, op. 3, n.º 2, em Lá maior

Ignaz Josef Pleyel [1757-1831]
Duo para Dois Violinos, op. 23, n.º 4, em Fá maior

György Ligeti [1923-2006]
Baladă și Joc (Balada e Dança)

Franz Von Vecsey [1893-1935]
Prelúdio e Fuga para Violino Solo
(Dedicado a Jenő Hubay)

Alexander Rolla [1757-1841]
Duetti per Due Violini, n.º 3

PATRIMÓNIO CULTURAL
Castelo de Vide, 27 de Maio, 15h00
Ponto de encontro: Jardim Grande
Atividade orientada por: Rui Bengala (geólogo)
“Fons Vitae: O Património Aquático de Castelo de Vide”

BIODIVERSIDADE
Castelo de Vide, 28 de Maio, 9h30
Ponto de encontro: Jardim Grande
Atividade orientada por: Gonçalo Elias (ornitólogo) e Dinis Cortes (fotógrafo de natureza)
“Da Agricultura à Biodiversidade: A Granja do Prado e o Legado de João José Le Coq”

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub