Cuba vai a Cuba

Um concerto e uma exposição fotográfica integram o programa da visita

O Município de Cuba, no Alentejo, recebe este fim-de-semana, nos dias 26, 27 e 28 de Maio, a visita da embaixadora da República de Cuba em Portugal, com o propósito de fomentar o entendimento e o estreitamento das relações de amizade entre as duas entidades.

No âmbito da visita da embaixadora Yusmari Díaz Perez, – que tem como principal objetivo «estabelecer e desenvolver entre o Município de Cuba e o Estado Cubano uma profícua atividade de cooperação, particularmente no domínio cultural» – está programada uma série de iniciativas que visam promover um encontro e intercâmbio entre as duas culturas.

Além das visitas agendadas a espaços de interesse cultural na vila de Cuba, a autarquia inaugura, no sábado, dia 27, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, um monumento ao herói nacional de Cuba, José Marti, doado pelo artista cubano Ernesto Milanés Ruiz.

Em nota de imprensa, a autarquia de maioria CDU revela que serão oferecidos «pela dignitária cubana à população do concelho de Cuba, através do município e da sua biblioteca, diversos títulos de elevada importância para a compreensão da história daquele país».

No mesmo dia, às 18h00, será inaugurada no Museu Literário Casa Fialho de Almeida a exposição fotográfica “Matria”, do artista cubano Gabriel Dávalos.

Já no domingo, dia 28, às 21h00, a Casa Fialho de Almeida recebe o quinteto “Havana Way”, para um concerto de música cubana, com entrada gratuita.

A reforçar a importância desta visita, o presidente da Câmara João Português sublinha que «no mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, mas infelizmente cada vez menos tolerante e pacífico, é imprescindível firmar relações culturais entre os povos».

De acordo com o autarca comunista, «o Município está empenhado em criar relação com outros países, entendendo o diálogo intercultural como um fator basilar para compreendermos as diferenças e para a construção de uma cultura de paz».

Além disso, «é através destas iniciativas que se promovem parcerias eficazes, quer sejam estas de índole cultural, turística ou económica», completa.

 



Comentários

pub