Câmara de Ourique reduziu endividamento para 1,5ME em 2022

Redução da dívida municipal entre 2006 e 2022 deve-se a “uma gestão criteriosa”

A Câmara Municipal de Ourique reduziu o seu endividamento em 2022 para um valor que, em 31 de dezembro do ano passado, era de 1,5 milhões de euros, anunciou este município do distrito de Beja.

A redução do endividamento foi divulgada em comunicado, tendo também o presidente Marcelo Guerreiro (PS) explicado à Lusa que houve um “esforço financeiro do município” a este nível desde 2006.

A dívida registada em janeiro desse ano (17,5 milhões), quando a Câmara de Ourique era liderada pelo também socialista Pedro do Carmo, eleito pela primeira vez em 2005, levou o executivo municipal a exigir uma auditoria à Inspeção Geral de Finanças, “com caráter de urgência”, para esclarecer e apurar responsabilidades.

Os dados então revelados pela autarquia, que foi liderada pelo PSD entre 1993 e 2005, registavam uma dívida de 12 milhões a bancos e a organismos do Estado e de mais 5,5 milhões de euros a fornecedores.

Segundo o autarca, a redução da dívida municipal entre 2006 e 2022 deve-se a “uma gestão criteriosa” que tem permitido ainda “aumentar a capacidade de investimento para dar respostas aos desafios e dificuldades do dia-a-dia”.

A autarquia tem, assim, “maior capacidade para dar mais resposta em áreas tão importantes como a Educação e a Ação Social”.

“Por isso, vamos continuar sempre este trajeto de rigor na boa gestão das contas públicas”, concluiu Marcelo Guerreiro.

A Câmara de Ourique vai contar este ano com um orçamento municipal de quase 17 milhões de euros, cerca de menos um milhão do que o valor previsto em 2022.

Um centro empresarial, a conclusão da requalificação da escola secundária, habitação a preços acessíveis ou uma nova casa mortuária são projetos incluídos no documento.

 



Comentários

pub