Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Câmara de Castro Verde lançou uma campanha de sensibilização para a poupança de água no concelho e já começou a reduzir os consumos nas regas, devido à seca.

Em comunicado publicado na sua página de Facebook, esta Câmara Municipal justificou o lançamento da campanha, intitulada “Vamos poupar água. Todos os gestos contam!”, com “o grave cenário de seca severa que a região do Baixo Alentejo está a atravessar”.

“A campanha, que tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do uso racional da água, propõe medidas para o uso eficiente deste recurso em pequenos gestos do dia-a-dia”, salientou a autarquia.

inframoura cada gota importa

Um panfleto com sugestões e dicas que todos podem adotar para diminuir o consumo de água vai ser distribuído pelo concelho e a mensagem será igualmente difundida através de um anúncio na Rádio Castrense, que tem estúdios nesta vila alentejana.

Nunca regue o jardim nas horas de maior calor, não deixe as torneiras a pingar, evite banhos de imersão, feche a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia ou reduza a quantidade de água por cada descarga do autoclismo são algumas das dicas.

Por outro lado, a Câmara de Castro Verde indicou que já implementou medidas para diminuir o consumo de água, como a redução do número de regas na generalidade dos espaços verdes e uma atitude mais vigilante no controlo de gastos exagerados.

“Castro Verde enfrenta dificuldades acrescidas, uma vez que a vila é abastecida a partir da barragem do Monte da Rocha, cuja capacidade de armazenamento regista atualmente um volume de apenas 10%”, acrescentou.

A ministra da Agricultura e Alimentação anunciou, na segunda-feira, ter assinado o despacho que reconhece a situação de seca severa e extrema em 40% do território nacional, no sul do país.

Na quarta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou que a situação de seca meteorológica se agravou em Portugal continental no mês de abril, estando 89% deste território em seca, 34% da qual em seca severa e extrema.

 

Clique aqui para descarregar o folheto da Câmara de Castro Verde (PDF)

 

 



jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Distrito de Beja deixa de ter concelhos em risco muito elevado

Campeonato do Mundo de Pesca Freestyle Method já decorre em Alvito

Trânsito cortado geral

Condutor de camião morre em despiste no IC1 no concelho de Ourique

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja abre candidaturas para concursos especiais de ingresso em licenciaturas