Alunos do 1º ciclo de Moura aprendem “A Arte de Saber Fazer Arte”

Em 2023, pequenos artistas vão inspirar-se em Picasso

575 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do 1º Ciclo do concelho de Moura vão aprender “A Arte de Saber Fazer Arte” inspirando-se em Pablo Picasso, na segunda edição de um projeto desenvolvido a Ludoteca Municipal.

Através da atividade “A Arte de Saber Fazer Arte” «pretende-se dar a conhecer às crianças a História das Artes Visuais, através da exploração da obra de um artista».

Depois de na primeira edição, em 2022, ter sido focado Matisse (Fauvismo), este ano estará em destaque Picasso e o Cubismo.

«A atividade inicia-se com a explicação da evolução da História da Arte, através de um friso cronológico; depois, as crianças ficam a conhecer um pouco da vida e obra de Pablo Picasso, com a leitura de duas obras. Por último, são convidados a realizar uma atividade artística que consiste na composição de uma obra coletiva inspirada nas obras de Pablo Picasso», segundo a Câmara de Moura.

 

 

Compreender como a arte foi mudando ao longo dos tempos, explorar o que a arte pode ensinar sobre o mundo, aprender sobre os diferentes artistas e os seus métodos, estimular a criatividade, promover a experimentação de diferentes materiais e técnicas de expressão plástica e valorizar a expressão e construção da criança são alguns dos objetivos do projeto A Arte de Saber Fazer Arte.

As obras realizadas pelos pequenos artistas, durante o projeto, estarão em exposição na Feira do Livro 2023 e comemorações do Dia Internacional da Criança, no Castelo de Moura.

 

 



Comentários

pub