Alterações climáticas estão a mudar padrões de migração das aves

Qualquer migração é espoletada pela reação ao meio, como a temperatura baixa ou a falta de alimentos

Domingos Leitão – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

As alterações climáticas estão a mudar padrões de migração das aves, especialmente devido às temperaturas mais altas no norte da Europa, diz o diretor executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Domingos Leitão.

Em entrevista à agência Lusa a propósito do Dia Mundial das Aves Migratórias, que se assinalou este sábado, o especialista explica que qualquer migração é espoletada pela reação ao meio, como a temperatura baixa ou a falta de alimentos, e que devido às alterações climáticas as temperaturas mais amenas no norte da Europa têm levado espécies a ou não migrar ou faze-lo mais tarde e por períodos mais curtos.

Portugal é um destino de passagem de aves do norte frio para países quentes de África, no Outono, e o percurso inverso na Primavera. Mas também de aves que nidificam nesta região do mundo e passam o Inverno em África, ou que nidificam na Primavera ártica e passam o Inverno no sul da Europa. Mas Domingos Leitão nota que, por exemplo, a cegonha-branca ou já se mantém em Portugal todo o ano ou voa até Marrocos e não para a África subsaariana como antes.

A cegonha-branca viu a sua população crescer de 1.500 para 15.000 casais nos últimos 40 anos, com o fim do uso do pesticida DDT na agricultura, (que matava os animais que lhe serviam de alimento) mas também pelo aparecimento do lagostim-vermelho-do-Louisiana, uma espécie invasora que serve de alimento para a cegonha e outras aves.

Esta recuperação da população de cegonha-branca, admite Domingos Leitão, pode estar mais ligada a questões da alimentação e não por questões ligadas às alterações climáticas.

Cegonhas-brancas – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Já o pombo, uma ave granívora, que se alimenta de sementes, afetado pela agricultura intensiva, usufrui de temperaturas mais amenas no norte da Europa e não chega na mesma quantidade a Portugal.

As andorinhas (há cinco espécies em Portugal mas só uma é residente) são insetívoras e, porque há menos insetos, elas também estão em diminuição acentuada na Europa nos últimos 50 anos.

É o caso da andorinha-dos-beirais, que nidifica em Portugal e passa o Inverno na África do Sul. É afetada pela falta de insetos devido ao uso de substâncias químicas na agricultura e pelas alterações humanas de grandes áreas ao longo da viagem.

Também a tarambola-cinzenta nidifica no Ártico e passa o Inverno na África do Sul, passando por Portugal na Primavera e no Outono. São aves a fazer ao todo, como a andorinha-do-mar, mais de 10 mil quilómetros duas vezes por ano.

São aves, alerta o responsável, que precisam de zonas húmidas ao longo da rota, para descansar e para se alimentarem, o equivalente às estações de serviço nas autoestradas para os humanos. “E se essas zonas húmidas diminuem elas não conseguem chegar ao destino e por isso são as mais ameaçadas”.

Mas não tem havido, nota, preocupação em manter boas “zonas de descanso”. Parques eólicos em Gibraltar matam aves planadoras e estão mais parques eólicos a ser instalados em países como o Egito ou na região do vale do Rift.

 

 

“Se o estuário do Tejo desaparecesse, ficava em risco de desaparecer 20% da população de tarambola-cinzenta e 40% da população de maçarico-de-bico-direito”, diz Domingos Leitão, frisando que, ao proteger essas estruturas, está a proteger-se também ecossistemas e sobretudo serviços que as populações humanas utilizam.

O Dia Mundial das Aves Migratórias, que se assinala também a 14 de Outubro para refletir a natureza cíclica das migrações (os dias são sempre nos segundos sábados de Maio e Outubro), tem este ano como tema “Água: vital para as aves”, alertando que a grande maioria das aves migratórias depende de ecossistemas aquáticos e que as zonas húmidas são vitais para as aves que migram se alimentarem e descansarem, de viagens que por vezes vão do Ártico à África do Sul.

Domingos Leitão lembra que há migrações de pequena escala que são menos conhecidas, e que, mesmo em Portugal, espécies que se consideram sedentárias fazem movimentos de pequena escala, como a abetarda, cujos machos migram todos os anos do interior para o litoral.

O padrão de migração mais conhecido é o de norte para sul, mas em países como a Argentina ou África do Sul observa-se a migração ao contrário, e há migrações relacionadas com a água ou com a chuva.

Curtas ou longas, de norte para sul ou ao contrário, Domingos Leitão diz que são um fenómeno extraordinário. E lembra que desde sempre existiram crenças e lendas associadas a aves. Que a cegonha transporta os bebés é só uma delas.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub