Almodôvar lança medidas para poupar água

O concelho de Almodôvar é abastecido de água pela barragem do Monte da Rocha

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara de Almodôvar lançou, no início desta semana, algumas medidas “de contenção do uso da água” para mitigar os efeitos da seca no concelho, revelou hoje o presidente do município.

Em declarações à agência Lusa, António Bota (PS), presidente da Câmara de Almodôvar, explicou que as medidas aplicadas consistem, «desde logo, no controlo da rega de espaços verdes públicos».

A par disso, a autarquia alentejana vai também «disponibilizar o uso da água dos poços e dos furos públicos a todos os agricultores e produtores pecuários, que com os seus próprios meios poderão utilizar essa água», acrescentou.

O concelho de Almodôvar é abastecido de água pela barragem do Monte da Rocha, no concelho vizinho de Ourique, que está atualmente com apenas 10% da sua capacidade máxima.

Uma situação que levou a autarquia «a ponderar a criação de uma ligação da barragem de Santa Clara [no concelho de Odemira] a um ponto de água em Almodôvar», anunciou António Bota.

«Mas esse é um processo que vai levar um bocadinho de tempo», reconheceu.

A ministra da Agricultura e Alimentação Maria do Céu Antunes, anunciou, a 8 de Maio, ter assinado o despacho que reconhece a situação de seca severa e extrema em 40% do território nacional, no sul do país.

A 10 de Maio, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou que a situação de seca meteorológica se agravou em Portugal continental no mês de Abril, estando 89% deste território em seca, 34% da qual em seca severa e extrema.

 



Comentários

pub