Usar a voz para viver melhor é tema de palestra na Universidade de Évora

Oradora será a cantora lírica e professora Liliana Bizineche

Ensinar a usar a voz para viver melhor é o objetivo de uma palestra que Liliana Bizineche, professora de música da Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ)  e cantora lírica, vai dar, no dia 26 de abril, às 15h00, na Sala das Bellas Artes da Biblioteca do Colégio do Espírito Santo.

Na palestra “Voz: Utilizá-la para viver melhor!”, procurar-se-á  ensinar a «expressar as nossas ideias com clareza, usando as palavras certas num tom de voz adequado à situação».

«“O som faz a música”. Sabendo isso, utilizamos a voz como instrumento de comunicação positiva e produtiva para o bem de todos» realça Liliana Bizineche.

Assim, nesta iniciativa os participantes são convidados a participar nos « vários exercícios experimentados que conduzem ao melhor entendimento do potencial sonoro que está ao nosso alcance».

A professora da UÉ  frisa ainda a importância da voz  e de «aprender pouco a pouco o instrumento que faz parte do nosso corpo e desempenha a função criativa dá-nos a confiança de procurar o canto como ideal em todos os aspetos».

Liliana Bizineche, mezzo-soprano, nasceu na Roménia, estudou canto com Valentina Cretoiu e diplomou-se no Conservatório de Cluj.

Mais tarde, frequentou os cursos de aperfeiçoamento de Ileana Cotrubas, Regina Reznik e Elizabeth Schwarzkopf.

Iniciou a sua carreira internacional no papel de Charlotte na ópera “Werther” de Massenet, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, ao lado do tenor Alfredo Kraus.

Gravou sob a direcção de Lord Yehudi Menuhin a oratoria “Messias” de G.F. Haendel, a “Messe em La” de F. Schubert e o “Requiem” de G. Verdi, sob a direção de Gerd Albrecht.

Paralelamente com a carreira de cantora lírica é professora de canto na Universidade de Évora para formar novos cantores dedicados a esta arte sublime: o canto lírico.

 

 



Comentários

pub