Sismo de 2,5 na escala de Richter sentido em Moura e Mourão

O abalo ocorreu às 23h21 de ontem

Um sismo com magnitude de 2,5 na escala de Richter foi sentido esta madrugada nos concelhos de Moura e Mourão disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O abalo ocorreu pelas 23h21 de sábado e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente.

O epicentro do sismo localizou-se a cerca de 14 quilómetros a sudeste de Mourão, no distrito de Évora, indicou o IPMA em comunicado.

A ocorrência «não causou danos pessoais ou materiais e foi sentida com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada)» nos concelhos de Moura, no distrito de Beja, e no concelho de Mourão, acrescentou.

«Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados», referiu na mesma nota.

Os sismos são classificados segundo a magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima IV (moderado) e V (forte) da escala de Mercalli modificada significa que a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos, os carros estacionados balançam, janelas e portas tremem e é sentido fora de casa.

 



Comentários

pub