Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

«Chega de insultos e de porem vergonha no nome de Portugal». Foram estas as palavras que o presidente da Assembleia da República dirigiu aos deputados do partido liderado por André Ventura, depois de os parlamentares do Chega terem levantado cartazes durante o discurso do chefe de Estado brasileiro, na sessão que decorreu esta terça-feira, 25 de Abril, no Parlamento.

Mal o Presidente do Brasil iniciou a sua intervenção na sessão solene de boas vindas, os deputados do Chega levantaram-se e empunharam três tipos de cartazes, onde se liam “Chega de corrupção”, “Lugar de ladrão é na prisão” e outros com as cores das bandeiras ucranianas.

O Presidente do Brasil continuou o seu discurso durante mais alguns minutos, mas mal houve uma pausa, as bancadas à esquerda e do PSD aplaudiram entusiasticamente, enquanto os deputados do Chega batiam na mesa, em jeito de pateada, o que levou Augusto Santos Silva a intervir.

Banner lateral albufeira

«Os deputados que querem permanecer na sala têm de se comportar com urbanidade, cortesia e a educação exigida a qualquer representante do povo português. Chega de insultos, chega de degradarem as instituições, chega de porem vergonha no nome de Portugal», afirmou Santos Silva, visivelmente irritado.

Na sala, ouviram-se gritos «25 de Abril sempre, fascismo nunca mais», e o presidente do Parlamento recebeu palmas de pé da maioria dos deputados do hemiciclo, do ex-presidente do parlamento Ferro Rodrigues e de alguns convidados como o ex-candidato presidencial Sampaio da Nóvoa, o presidente do PS Carlos César e o secretário-geral do PCP Paulo Raimundo.

Em seguida, Lula da Silva prosseguiu a sua intervenção, mantendo-se os deputados do Chega de pé e com os cartazes levantados, respondendo aos aplausos com pateadas.

No final, Santos Silva pediu desculpa a Lula da Silva em nome do parlamento português e agradeceu-lhe a «coragem e educação», momento que foi aplaudido pelo Presidente da República.



infraquinta rumo à sustentabilidade
zoomarine

Também poderá gostar

epa10787915 Pope Francis (C-L) speaks with Portugal's President Marcelo Rebelo de Sousa (C-R) during the farewell ceremony after his participation in the World Youth Day (WYD), at Figo Maduro Air Base, in Lisbon, Portugal, 06 August 2023. The Pontiff is in Portugal on the occasion of World Youth Day (WYD), one of the main events of the Church that gathers the Pope with youngsters from around the world.  EPA/TIAGO PETINGA / POOL

25 Abril: Marcelo elogia vida e obra do Papa Francisco que associa aos valores de Abril

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, discursa durante a cerimónia de apresentação dos cumprimentos de Natal da Assembleia da República ao Presidente da República, no Palácio de Belém em Lisboa, 18 de dezembro de 2024. FILIPE AMORIM/LUSA

25 Abril: Aguiar-Branco afirma que democracia defende-se com resultados, princípios e consensos

DSCF5059 - foto Beatriz Bento_cortada

Fez de tudo, até da Cantiga uma Arma e a Constituição