Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A sessão de encerramento do projeto «Volta ao Monte», desenvolvido entre Setembro de 2019 e Abril deste ano, pela Associação Odiana, decorreu no dia 26 de Abril, no Pavilhão Multiusos do Azinhal.

O evento contou com a presença dos 41 beneficiários, provenientes do interior serrano do concelho de Castro Marim, das localidades de Alta Mora, Azinhal e Furnazinhas.

As entidades presentes foram a Associação Odiana, o Município de Castro Marim, Universidade do Algarve (UAlg), Portugal Inovação Social e a empresa After You que, com a colaboração da UAlg, desenvolveram uma plataforma informática que permite registar e monitorizar a qualidade de vida e saúde do público-alvo, baseada em indicadores de saúde física e mental.

recrutamento zoomarine 2025

O registo destes dados permite não só monitorizar os ganhos obtidos com a atividade física, como alertar em tempo útil, para possíveis perturbações de saúde e carências de índole social.

O projeto visou intervir ao nível do isolamento e solidão da população rural do concelho de Castro Marim, promovendo a inclusão social através do desenvolvimento de atividades de interação e convivência e da manutenção da qualidade de vida, proporcionada pela manutenção da saúde, independência e autonomia.

O projeto pretendeu assim incrementar a atividade física e mental junto da população local, que tivesse impacto positivo no seu estado geral de saúde e qualidade de vida, bem como a diminuição do isolamento social.

Numa primeira fase, foram realizados questionários, consultas médicas através da Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim (UMS) e testes laboratoriais no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM) da Universidade do Algarve.

Realizaram-se depois caminhadas, convívios com almoços/lanches saudáveis, bailes e serões de acordeão de forma a proporcionar o convívio entre beneficiários e não beneficiários do projeto e também a promoção do envelhecimento ativo.

Finalmente, foram criados três painéis com percursos de saúde a implementar nas localidades participantes.

Durante a cerimónia, foi entregue aos beneficiários um diploma com os quilómetros percorridos e os passos dados a nível individual que foram registados através de pedómetros, totalizando 65.945,145 passos e 55.811 quilómetros.

O projeto contou com a colaboração de outras entidades presentes no território, tais como as Juntas de Freguesia, as Associações Recreativas e Culturais locais, as IPSS, a Casa do Povo, a Unidade Móvel de Saúde, etc.

O projeto «Volta ao Monte» contou com a parceria estratégica do Município de Castro Marim, enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.

 

Sul Informação


inframoura
gala do desporto

Também poderá gostar

Presidente da República em Castro Marim

Marcelo apela à partilha e empatia no encontro nacional da Refood em Castro Marim

Filomena Sintra

Baby Box quer «marcar para o resto da vida» as crianças de Castro Marim

Banda Musical Castromarinense em Pisa Barro

Em Castro Marim, o 25 de Abril celebra-se com teatro, desporto e música