Professor da UAlg nomeado presidente do Conselho de Administração da ULSBA

O Conselho de Administração da ULSBA foi nomeado com efeitos a 6 de Abril

Foto: Flávio Costa | Sul Informação (arquivo)

José Carlos Capucho Queimado, licenciado em Economia pela Universidade do Algarve e professor convidado na mesma instituição, é o novo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). 

O Conselho de Administração da ULSBA foi nomeado com efeitos a 6 de Abril e contará ainda com a médica Vera Guerreiro Balsinha como diretora clínica. António Páscoa será o enfermeiro diretor e Vanessa Almodôvar a vogal executiva, com o pelouro financeiro.

O novo Conselho foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, por proposta do diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, para um mandato de três anos, anunciou hoje o ministério da saúde, salientando que «reconhece e agradece o trabalho da equipa que cessa funções, renovando o compromisso na consolidação da resposta das unidades do Serviço Nacional de Saúde e o caminho de reforço do serviço público de saúde».

 

José Carlos Capucho Queimado é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Pós-graduado em Economia Regional e Desenvolvimento Local e em Gestão de Entidades Públicas e Autárquicas, frequentou o Programa Avançado de Gestão da Saúde da Católica Lisbon School of Business & Economics e o Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa. Era, até esta nomeação, diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Loures Odivelas. Entre outros cargos, foi Economista no Gabinete de Auditoria e Controlo Interno da Administração Regional de Saúde do Algarve, administrador do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e diretor executivo do ACeS Algarve I Central. É professor assistente convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, no Mestrado de Gestão de Unidades de Saúde.

Vera Cláudia Raposo Guerreiro Balsinha é licenciada em medicina pela Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Nova de Lisboa, especialista e assistente hospitalar graduada em Medicina Interna. Realiza Consulta de Medicina Interna, Diabetologia, Diabetes Juvenil, Diabetes Gestacional e Sistemas de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina. Desde 2015 que assume a chefia da Equipa de Urgência da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, local onde exerce a direção do Internato Médico. Foi, entre 2020 e 2022, coordenadora da Task-Force Covid-19 nesta unidade hospitalar. É professora convidada da unidade curricular de Medicina da Licenciatura de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.

Vanessa Pinto de Almeida Faria Almodôvar é licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e possui uma Pós-Graduação em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Exerce, desde 2002, funções como administradora Hospitalar na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Centro Hospitalar do Baixo Alentejo e Hospital José Joaquim Fernandes, com competências nas áreas do Planeamento e Controlo de Gestão, Serviços Financeiros, Sistemas de Informação, Qualidade e Segurança do Utente, Serviços Financeiros e Competência de Processos. Integrou diferentes grupos de trabalho em temas como a Integração dos Cuidados Primários e Secundários, Parâmetros de desempenho para avaliação de hospitais em Parceria Público-Privada e Empresarialização dos hospitais.

António Joaquim Inácio Páscoa é licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Beja. Especializado e mestre em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, possui uma pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Superior Politécnico de Portalegre. Exerce, desde Dezembro de 2015, enfermagem com funções de chefia no Bloco Operatório da ULSBA. Anteriormente, foi enfermeiro com funções de chefia do recobro, adjunto no Bloco Operatório e Enfermeiro de Ortopedia e Cirurgia. Foi enfermeiro chefe de sala em Serviço de Hemodiálise. É membro efetivo da Ordem dos Enfermeiros, especialista em enfermagem médico-cirúrgica, com competências acrescidas avançadas em gestão. Foi docente convidado na Escola Superior de Saúde de Setúbal e na Universidade Católica Portuguesa.

 



Comentários

pub